ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Geografia |
Setor | Departamento de Geografia |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Marco Túlio da Cunha Silva Moreira |
Orientador | FERNANDO CONDE VEIGA |
Título | Relato de experiência das práticas pedagógica do módulo I, minha formação docente em Geografia no contexto de ensino remoto |
Resumo | O presente texto se trata de um relato de experiência, com inciativa de descrever as experiências vivenciadas no contexto de ensino remoto ocasionado pela pandemia do COVID-19 no módulo I do Programa de Residência Pedagógica que é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A prática de estágio aconteceu para alunos da Escola Estadual Alice Loureiro, matriculados no 1° ano do Ensino Médio. Estas atividades foram realizadas sob a orientação do professor preceptor Joubert Santos, que aconteceram de forma 100% remota e online, sob a coordenação dos professores orientadores, Fernando Conde e Janete Regina de Oliveira. O Programa Residência Pedagógica é articulado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que compõem a Política Nacional e tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica inseridas no território brasileiro. A formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnósticos sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. A reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica. Ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores. A adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular . Tendo sempre como objetivo de construir novas ideias para este projeto e obter bons resultados. E também, estar inserindo esses licenciados no principal meio de trabalho que o curso tem como finalidade, a escola. Vejo que essa oportunidade se configura como uma excelente experiência para desenvolver habilidades em sala de aula e em equipe. Entretanto, diante aos desafios em que enfrentamos no âmbito escolar, precisamos como formadores de ideias e futuramente de transformações, ajudar nossa sociedade a mudar nossas expectativas de vida, seja ela dentro ou fora da Universidade. |
Palavras-chave | Ensino remoto, Covid-19, Formação docente. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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