"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15738

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marco Túlio da Cunha Silva Moreira
Orientador FERNANDO CONDE VEIGA
Título Relato de experiência das práticas pedagógica do módulo I, minha formação docente em Geografia no contexto de ensino remoto
Resumo O presente texto se trata de um relato de experiência, com inciativa de descrever as experiências vivenciadas no contexto de ensino remoto ocasionado pela pandemia do COVID-19 no módulo I do Programa de Residência Pedagógica que é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A prática de estágio aconteceu para alunos da Escola Estadual Alice Loureiro, matriculados no 1° ano do Ensino Médio. Estas atividades foram realizadas sob a orientação do professor preceptor Joubert Santos, que aconteceram de forma 100% remota e online, sob a coordenação dos professores orientadores, Fernando Conde e Janete Regina de Oliveira.

O Programa Residência Pedagógica é articulado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que compõem a Política Nacional e tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica inseridas no território brasileiro.

A formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnósticos sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. A reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica. Ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores. A adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular .

Tendo sempre como objetivo de construir novas ideias para este projeto e obter bons resultados. E também, estar inserindo esses licenciados no principal meio de trabalho que o curso tem como finalidade, a escola. Vejo que essa oportunidade se configura como uma excelente experiência para desenvolver habilidades em sala de aula e em equipe. Entretanto, diante aos desafios em que enfrentamos no âmbito escolar, precisamos como formadores de ideias e futuramente de transformações, ajudar nossa sociedade a mudar nossas expectativas de vida, seja ela dentro ou fora da Universidade.
Palavras-chave Ensino remoto, Covid-19, Formação docente.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.