"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15711

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Layla Coelho Narciso
Orientador PRISCILA DANIELE LADEIRA
Outros membros Nathanny Rosa Dias, Yara Viana dos Santos
Título Relações étnico-raciais e infâncias: formação e transformação do fazer docente
Resumo As relações étnico-raciais se fazem presente em nossa vida cotidiana, sendo necessários debates que nos ajudem a compreender como elas estruturam a sociedade e impactam o nosso dia-a-dia. Frente a esta necessidade, foi criado o curso de extensão “Relações étnico-raciais e infâncias: reflexões e práticas na Educação Infantil”, para que professoras/es e estudantes compreendessem melhor o assunto e pudessem construir práticas educativas antirracistas a serem trabalhadas não só durante datas específicas, mas no decorrer do ano letivo. O presente resumo tem por objetivo apresentar o curso de extensão citado acima, promovido pelo Departamento de Economia Doméstica da UFV. O curso teve por objetivo construir práticas educativas antirracistas a partir de uma formação crítico-reflexiva e teórico-prática acerca das relações étnico-raciais no Brasil. Esta formação focou na educação infantil, área onde o tema ainda é pouco discutido. O curso foi oferecido de abril a julho de 2021, de maneira virtual, pela plataforma Google Meet. Foram realizados, quinzenalmente, 8 encontros com duração de 2 horas cada. Contou com a participação de 45 participantes, dentre professoras da rede pública de ensino de diversos municípios e estados brasileiros, estudantes de licenciatura em Pedagogia e Educação Infantil, bem como professoras/es e pesquisadoras/es que se debruçam sobre o tema. Durante os encontros foram feitos debates sobre a população indígena e negra no Brasil. Pesquisas e vivências foram compartilhadas para entendermos as trajetórias destes sujeitos em nosso país. As/os palestrantes convidadas/os discutiram sobre aspectos socioculturais e históricos destes povos, o que possibilitou debates sobre narrativas de uma História que ainda é pouco difundida. Depois de aprendermos sobre os aspectos históricos destes povos, passamos a refletir sobre como eles são subjugados por estereótipos criados por seus colonizadores, trazendo então a necessidade da representatividade indígena e negra para que estas ideias sejam desconstruídas. As culturas destes povos também foram debatidas, bem como a sua importância para o empoderamento, fortalecimento dos movimentos sociais e respeito às singularidades de cada indivíduo. O Brasil apesar de ser um país diverso também é um país extremamente desigual, tendo o racismo como um dos pilares fundantes da sua sociedade, por isso as discussões sobre os direitos das populações indígenas e negras se fizeram permanentemente presentes nesta formação. Foram evidenciadas formas de construir e de lutar por uma educação antirracista que passa pelo reconhecimento do racismo e pelo apoio às culturas destes povos. Concluímos que este curso de extensão foi fundamental para mostrar como trabalhar as relações étnico-raciais nas escolas, pois apesar de complexo, vimos que o tema pode ser trabalhado através de metodologias lúdicas e criativas, tais como projetos e atividades, os quais tivemos a oportunidade de construir durante nossos encontros.
Palavras-chave Relação étnicos-raciais, Formação docente, Educação Infantil.
Forma de apresentação..... Vídeo
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