Resumo |
O projeto de extensão Meio Ambiente e Ludicidade: construindo conceitos por meio da experimentação foi criado no ano de 2015 com o objetivo de contribuir para a construção de uma consciência ambiental por meio de atividades lúdicas, tendo como público alvo crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental e profissionais da área na cidade de Viçosa e região. Com o contexto da pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, a equipe, composta por estudantes e profissionais do curso de Educação Infantil da UFV e discentes de outros cursos como Medicina Veterinária, adaptou suas ações e passou a planejar e desenvolver atividades de maneira remota, uma delas foi a gravação de vídeos, incluindo a contação de histórias. Este trabalho busca relatar a produção de vídeo de contação da história “O cão e o gato”, de Antônio Torrado. Para narrar e gravar essa história, foram utilizados materiais que a equipe já possuía, como representação da figura do cão e gato confeccionados em TNT, tecidos, lanterna e fantoche de colher de pau, bem como recursos tecnológicos, como aparelho celular para gravação de vídeo e aplicativo de edição de áudio e vídeo. Com a impossibilidade de encontro presencial, um dos membros da equipe fez a gravação da história em áudio e gravou vídeos para serem inseridos antes e após a história, e outro membro gravou a movimentação dos personagens conforme o enredo da história. Esses arquivos foram exportados, unidos e sincronizados por meio de aplicativo de edição de vídeos. Durante essa vivência, a equipe foi capaz de exercitar a criatividade, tanto na modificação das vozes durante a narrativa, no reaproveitamento de materiais, quanto na utilização de recursos de iluminação e recursos sonoro – uma fonte de luz se movimentando por baixo dos personagens representava a “troca de corpo” deles, simultaneamente foi inserido um som de “varinha mágica”. Após o vídeo ser finalizado, foi encaminhado à professoras do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH), instituições parceiras do projeto, e encaminhados às crianças atendidas (entre 2 e 3 anos e 5 e 6 anos) e suas famílias. A experiência de contação de histórias em vídeo foi desafiante e prazerosa. Além dos desafios próprios da arte de narrar histórias, houve a dificuldade em relação à utilização de novas tecnologias, e a criatividade e persistência foram fundamentais para superá-los. A equipe continua e pretende prosseguir experimentando as possibilidades dos recursos naturais, materiais e tecnológicos, na busca de atividades que envolvam o tema meio ambiente de forma lúdica imaginativa. |