"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15707

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mirelle Barbosa de Souza
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Outros membros HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Título Mais um tijolo no muro: diálogo entre autoritarismo, escola e sociedade
Resumo O presente trabalho é fruto dos debates gestados na disciplina EDU 686 - Percursos da Pesquisa Qualitativa em Educação-, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), da Universidade Federal de Viçosa (PPGE-UFV). O objetivo do trabalho é apresentar uma análise do videoclipe da música Another Brick In The Wall - Parte II (Mais um tijolo no muro-tradução), a partir dos aportes da Etnografia de Tela, que se encontra inserida no campo das pesquisas qualitativas de caráter pós-moderno. Para embasar as discussões, contamos com referências de diversos autores, como: Balestrin e Soares (2012); Foucault (1998;1991); Larrosa (2000); Beltrão (2000) e Veiga-Neto (2008), dentre outros. O uso da etnografia de tela como proposta metodológica tem se consolidado como uma alternativa promissora na área das ciências humanas, por superar as relações métricas e de neutralidade típicas do positivismo. Por meio de uma análise etnográfica e cinematográfica, a etnografia de tela se debruça a descrever sons e imagens, utilizando um olhar social e político. Isso significa que cada indivíduo pode interpretar o mesmo objeto de estudo de diferentes formas, sendo as lentes específicas a cada sujeito. A etnografia de tela se mostra como uma proposta ousada que necessita de sensibilidade no trato do objeto de estudo, pois as imagens e sons precisam despertar emoções, curiosidades e lembranças. O etnógrafo deve conseguir passar para o leitor, por meio das descrições das cenas, as emoções que o tocaram para que, assim, o leitor consiga imaginar e apropriar-se da cena descrita. A música Another Brick In The Wall, escolhida para análise, pertence ao álbum The Wall da banda Pink Floyd, lançado em 1979, e possui 6 minutos e 47 segundos. Seus compositores são Roger Waters e David Gilmour. A música retrata a história do Pinky, uma criança que sofre diversos abusos no ambiente escolar. O clipe é usado como ferramenta atual de crítica e protesto ao sistema escolar que, muitas das vezes, é usado para moldar, disciplinar e reprimir o estudante e o pensamento crítico. A escola como instituição social se configura como uma das primeiras entidades de dominação, podendo formar indivíduos socialmente dóceis. O trabalho revela a necessidade de se ter uma educação crítica-reflexiva, reconfigurada, que incentive a criticidade e a liberdade de expressão. A instituição escolar é instigada a repensar seus “modelos” e garantir uma educação que enfrente a dominação social, que busque a superação de formas de violência e de aprisionamento. Por fim, a análise sinaliza o papel central da formação de professores na perspectiva da mudança da educação brasileira. Compreende-se a importância dos cursos de formação de professores para capacitar e propiciar alicerces aos professores para uma educação transformadora, assegurando o pensamento crítico e a liberdade dos alunos.
Palavras-chave Etnografia de tela, pesquisas qualitativas, educação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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