"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15682

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Bioquímica
Setor Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Juliano Mendonça Rodrigues
Orientador HUMBERTO JOSUE DE OLIVEIRA RAMOS
Outros membros Angélica de Souza Gouveia, ELIZABETH PACHECO BATISTA FONTES, FLAVIANE SILVA COUTINHO, MARIA GORETI DE ALMEIDA OLIVEIRA
Título Plantas de soja com superexpressão de BiP exibem resposta de hipersensibilidade acelerada afetando o perfil proteico e a via de flavonoides
Resumo A soja possui grande importância no cenário mundial, sendo o Brasil, maior produtor mundial, e estresses ambientais podem limitar o crescimento, produtividade e qualidade do grão. A chaperona Binding protein (BiP), com atividade associada à via unfolded protein response (UPR) e à modulação de eventos de morte celular programada (PCD), é alvo de estudos visando tolerância a seca pela manutenção da homeostase celular e retardo da PCD. Pseudomonas syringae pv. tomato (Pst), que provoca o crestamento em tomate, provoca reação de hipersensibilidade (HR) em soja, prejudicando a qualidade do grão. Por fim, é importante compreender como genótipos contrastantes respondem quando submetidos a diferentes estresses para controle de qualidade.
O objetivo do trabalho foi identificar as modificações na expressão diferencial de proteinas e metabólitos em folhas de soja quando inoculadas com a bactéria incompatível Pst.
A fim de compreender os mecanismos moleculares envolvidos na interação planta-bactéria em variedades contrastantes à seca (WT, sensível, e C9, tolerante), foi realizado um experimento de inoculação de Pst (dissolvida em solução MgCℓ2) em folhas utilizando uma cuba acoplada a uma bomba a vácuo, sendo coletadas após 36 horas. O extrato proteico foi extraído e fracionado utilizando PEG e foi submetido a 2-DE em gel de poliacrilamida. Spots foram excisados, tripsinizados e analisados por espectrometria de massas LC/MS Ion Trap. O extrato metabólico foi analisado por LC/MS Q-TOF e os resultados analisados pelas plataformas DataAnalysis, NIST e MetaboAnalyst.
Foram observados altos níveis de isoflavonas metiladas em plantas infestadas. Este aumento pode estar associado com as propriedades citotóxicas e antimicrobianas dos metilflavonoides. Observamos uma redução da expressão de um maior número de proteinas relacionadas com fotossíntese em C9, ao passo que houve maior atividade de proteínas do metabolismo antioxidativo e especializado que em WT, possivelmente com o intuito de combater os danos provocados pela colonização bacteriana. Proteínas do metabolismo dos fenilpropanoides/flavonoides como Chalcone-flavanone isomerase, Caffeoyl coenzime A ester O-methyltransferase 7 e Caffeic acid/5-hydroxyferulic acid O-methyltransferase foram reguladas positivamente em C9, ao passo que Caffeoyl coenzime A O-methyltransferase 1 foi regulada negativamente em WT.
Os resultados indicam que os genótipos de soja, quando submetidos a uma HR provocada por infecção por Pst, reagem produzindo isoflavonas metiladas, diminuindo a abundância de proteínas funcionais de fotossíntese e aumentando as do metabolismo antioxidativo e especializado. O entendimento regulação do metabolismo vegetal constitui uma importante fonte de pesquisa e pode ajudar no desenvolvimento de variedades resistentes aos estresses ambientais e de alternativas ecologicamente viáveis ao uso intensivo de fertilizantes e defensivos agrícolas na produção de soja.
Palavras-chave soja, fitobactéria, estresse biótico
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.