"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15681

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Anny Polycarpo da Cruz
Orientador VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA
Outros membros CAMILA DOS SANTOS GONÇALVES
Título Fatores causadores da heterogeneidade de conhecimento linguístico nas salas de aula de Língua Inglesa do 1º ano do Ensino Médio
Resumo Ante à heterogeneidade de conhecimentos percebida pelas autoras enquanto estudantes de Língua Inglesa (LI) da 1ª série do CAp-Coluni, este trabalho surge como uma análise científica das causas dessa situação. Inspira-se na indagação proposta pela Base Nacional Comum Curricular – “que inglês é esse que ensinamos na escola?” – para buscar identificar, na LI, como o contexto ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental II (EFII) afeta os alunos e, diante disso, propor alternativas que permitam atenuar as diferenças de conhecimento linguístico. Admitindo-se que há heterogeneidade, diferencia-se a “natural”, intrínseca aos seres humanos, da “discrepante”, decorrente de fatores socioculturais, buscando compreender qual se faz presente em sala de aula e, caso a segunda, quais fatores a impulsionam. A fim de se alcançar tais objetivos, optou-se pelo estudo de casos múltiplos, considerando as particularidades de cada estudante (unidade primária), mas traçando intersecções entre as distintas perspectivas. Coletou-se, inicialmente, as experiências de 70 estudantes do Coluni com o Inglês em um questionário aplicado via Google Forms. Posteriormente, conduziu-se entrevistas, via Google Meet, com 7 voluntários, para complementar subjetivamente os dados objetivos já coletados. O propósito do questionário foi investigar não só as perspectivas individuais acerca dos usos da LI, mas também a trajetória escolar dos alunos – indagando se estudaram em escola pública ou privada, como os professores, na visão dos alunos, conduziam as aulas, entre outros. Diante disso, buscou-se auscultar a correlação entre as diversas experiências acadêmicas, a atual situação da disciplina na 1ª série do Coluni e os possíveis fatores causadores da heterogeneidade. A análise dos dados revelou que há algumas objeções quanto às dinâmicas propostas no EFII em escolas tanto públicas quanto privadas no que tange à falta de práticas de conversação e o foco principal no estudo da gramática, bem como a percepção da heterogeneidade nos dois ambientes, o que certas vezes dificultava o andamento das atividades pedagógicas. Notou-se também que a desigualdade social, de fato, impulsiona a heterogeneidade, pois os estudantes que demonstraram mais dificuldade com a LI no 1° ano do Coluni (sendo a maioria oriunda de escolas públicas) relataram ter tido menos oportunidades, como cursos de idiomas, que os demais. Portanto, concluiu-se que, ainda que uma produza mais resultados concretos que outra, tanto a rede pública quanto a rede privada apresentam fragilidades no ensino da LI no EFII. Já no EM, percebe-se que o Coluni alcança um maior equilíbrio de conhecimento entre os estudantes. Todavia, propõe-se, ainda, que, enquanto Colégio de Aplicação, ele inove a divisão da série não nas tradicionais turmas, mas nos níveis intermediário, básico e avançado, ao menos para a disciplina de LI, a fim de permitir que todos os estudantes avancem e se aprofundem, mesmo que em ritmos diferentes, nos estudos de Inglês.
Palavras-chave Heterogeneidade de conhecimento linguístico, ensino-aprendizagem da língua inglesa, estudante de ensino médio
Forma de apresentação..... Vídeo
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