"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15656

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Medicina veterinária
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Darlyson da Silva Figueiredo
Orientador Magna Coroa Lima
Outros membros Bruna Araújo Euzébio Alves Jacob Lopes, Danilsy Cornélio Pereira, Raquel Marim de Souza
Título Caprinocultura leiteira da zona da mata de minas gerais: ação participativa de profilaxia, tratamento e controle das enfermidades.
Resumo Introdução: O agronegócio da caprinocultura tem vários desafios pela frente: aumentar a produção de animais e, consequentemente, de quilos de carne por área ou por matriz, e de litros de leite, além da eficiência econômica, utilizando práticas ecologicamente sustentáveis e climaticamente inteligentes, bem como saber lidar efetivamente com os desafios sanitários que causam grandes impactos na produção.

Objetivos: O principal objetivo do projeto de extensão realizado seria capacitar tratadores e estudantes de graduação do curso de Medicina Veterinária para às diversas práticas de manejo sanitário, bem como as principais enfermidades associadas aos fatores de prevenção, tratamento e controle da doença, com o intuito de minimizar as perdas produtivas.

Descrição das principais ações: As atividades que foram desenvolvidas em quinze propriedades localizadas em Viçosa, Cajuri, Santa Cruz do Escalvado e São Domingos do Prata, entre fevereiro de 2020 e julho de 2021, aconteceram por meio de diversas atividades relacionadas ao manejo sanitário do rebanho, onde realizamos a cura do umbigo dos animais, pesagem, descorna, exames parasitológicos, OPG, famacha, dentre outros, além de realizar o controle de enfermidades como a mastite e conjuntivite. Realizou-se a coleta de fezes individuais de animais de diferentes categorias para exames parasitológicos, como: técnica de Gordon & Whitlock - OPG e técnica de Roberts e O’ Sullivan – Coprocultura.

Resultados encontrados até o momento: Mediante as propriedades monitoradas durante o projeto de extensão, observamos uma alta concentração de ovos de helmintos da Superfamília Trichostrongyloidea onde estão incluídos os parasitos dos gêneros: Haemonchus, Trichostrongylus, Cooperia, Dictyocaulus e também foram encontrados oocistos de Eimeria. Portanto, quando realizamos um levantamento do percentual de amostras analisadas, observamos que de 117 amostras, 60% dos animais apresentaram ovos de endoparasitos. Nas propriedades localizadas no município de São Domingos do Prata, dos animais avaliados, obtivemos um percentual de 97% do rebanho acometido. Nas propriedades: localizadas em Cajuri, Santa Cruz do escalvado e Viçosa, 100% dos animais foram detectados nematódeos acima do limite (500 OPG). Enquanto para protozoários do gênero Eimeria foram encontrados em 78% dos animais avaliados em todas as regiões. Nos animais com contagem acima de 500 ovos por gramas de fezes foi recomendada a vermifugação do rebanho de acordo com o peso dos animais.

Conclusões: A orientação é de suma importância pois a deficiência de assistência técnica e extensão rural é um dos principais fatores de baixa disseminação das tecnologias na caprinocultura e a falta de assistência técnica principalmente relacionada as práticas sanitárias são os principais fatores limitantes para o aumento da produtividade da caprinocultura leiteira nos municípios avaliados.
Palavras-chave Caprinocultura, Profilaxia, Enfermidades.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.