Resumo |
O meio aquático é um ambiente propício para o estímulo psicomotor, ele fornece uma ampla experiência motora e contribui para a qualidade de vida. Os benefícios são inúmeros como o desenvolvimento da coordenação motora, da noção espaço-temporal, melhora da qualidade do sono e etc. Este ambiente pode contribuir para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois uma das características presentes é o déficit motor, além dos aspectos sociais, interferindo nas atividades da vida diária e na qualidade de vida. Desta forma, o estudo teve por objetivo verificar na literatura internacional a aplicação de programas aquáticos em crianças com TEA. Foram consultadas as bases de dados Science Direct, Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed, entre Agosto à Outubro de 2020, utilizando os descritores quality of life, autism spectrum disorder e motor performance. Analisou-se os estudos pelo título e resumo, caso atendesse os critérios de inclusão (intervenção, população, objeto de estudo: qualidade de vida e/ou o desempenho motor) eram armazenados para análise da qualidade através da escala PEDro. Foram averiguados 2454 artigos pelo título e resumo, destes selecionou-se 132. Ao retirar os duplicados (26), foram lidos 106 artigos na íntegra, eliminando 58 estudos que não correspondiam ao objeto de estudo, faixa etária, população alvo ou não havia intervenção. Assim, 48 artigos foram avaliados pela escala PEDro, e selecionou-se 15 estudos para a extração dos dados. Em relação ao objeto de pesquisa, 8 trabalhos focavam no desempenho motor, 2 estudaram a qualidade de vida e 5 envolveram ambas às variáveis. Os principais programas aplicados, envolviam habilidade motora, tecnologia, jogos, exercícios físicos, esporte e intervenções psicomotoras. A maioria das pesquisas concentraram as intervenções nas habilidades motoras básicas (46,7%). Identificou-se que a média de sessões necessárias para obter resultados positivos na qualidade de vida e no desempenho motor em programas de atividade física para crianças com TEA foi de 41,9. Ainda rastreou-se os instrumentos utilizados para a avaliar a qualidade de vida e o desempenho motor, sendo os instrumentos Inventário de Classificações de Comportamento das Funções Executivas, o The World Health Organization QOL Assessment-Bref e o Inventário de Qualidade de Vida Pediátrico para analisar a qualidade de vida. Já o Standardized Test of Motor Perforance, o Vineland Adaptive Behavior Scales-2, e o The Movement Assessment Battery for Children-2, foram empregados na avaliação do desempenho motor. Observa-se que não foram encontrados estudos com o uso de atividades aquáticas para desenvolver as variáveis supracitadas, embora o meio aquático ofereça excelentes oportunidades para o desenvolvimento motor e a qualidade de vida de crianças com TEA. Tal resultado reforça a necessidade de pesquisas que busquem aplicar programas aquáticos para esses indivíduos. |