ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Pós-graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Probabilidade e estatística |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Dayana Cecília Reis Beirigo Dutra |
Orientador |
FERNANDO DE SOUZA BASTOS |
Outros membros |
LUCIA HELENA DOS SANTOS LOBATO |
Título |
Ferramentas Práticas de Ensino da Probabilidade e Estatística na Educação Básica |
Resumo |
A publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) introduziu mudanças no sistema educacional brasileiro. Esse documento, de caráter normativo, definiu as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas pelos estudantes de todo país durante a Educação Básica. Dentro da área de conhecimento da Matemática, uma das modificações realizadas foi a inclusão da unidade temática Probabilidade e Estatística desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista a sua relevância na formação de indivíduos críticos e capazes de lidar com alto fluxo de informações do mundo contemporâneo. Contudo há um longo caminho a percorrer entre a publicação de um documento normativo e sua concretização. O desafio se torna ainda maior quando se trata de uma política pública complexa, que envolve diversas etapas, recursos e atores em um território de diversidade e desigualdade. O ensino efetivo da Probabilidade e da Estatística nas escolas se depara com alguns obstáculos, tais como: a formação deficiente dos educadores nessas áreas específicas; a falta de disponibilidade de materiais didáticos de qualidade sobre o assunto; e o dispêndio de tempo dos professores para elaboração de atividades. Em muitos casos, pesquisas acadêmicas que tentam apontar caminhos para o ensino desses assuntos de forma prática ficam restritas aos meios acadêmicos em forma de teses, dissertações ou artigos e dificilmente se tornam acessíveis aos professores do ensino básico para utilização no ambiente escolar. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo geral a criação de 46 atividades práticas para apoio a docentes da Educação Básica no processo de ensino da Probabilidade e Estatística. Essas atividades foram construídas com foco no fazer e na ação do estudante e estão alinhadas às habilidades exigidas pela BNCC. Como resultado, produziu-se o Portal EstMat (https://estmat-ufv.github.io) para divulgação das atividades propostas. O Portal também apresentou sites e ferramentas que podem auxiliar o docente na sua formação e na execução do seu trabalho. Acredita-se que esse projeto tem o potencial de tornar-se um facilitador para professores da Educação Básica no ensino da Probabilidade e da Estatística e pode, no futuro, expandir-se para outras áreas da Matemática. |
Palavras-chave |
Estatística, Probabilidade, Ensino. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |