"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15647

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Probabilidade e estatística
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Dayana Cecília Reis Beirigo Dutra
Orientador FERNANDO DE SOUZA BASTOS
Outros membros LUCIA HELENA DOS SANTOS LOBATO
Título Ferramentas Práticas de Ensino da Probabilidade e Estatística na Educação Básica
Resumo A publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) introduziu mudanças no sistema educacional brasileiro. Esse documento, de caráter normativo, definiu as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas pelos estudantes de todo país durante a Educação Básica. Dentro da área de conhecimento da Matemática, uma das modificações realizadas foi a inclusão da unidade temática Probabilidade e Estatística desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista a sua relevância na formação de indivíduos críticos e capazes de lidar com alto fluxo de informações do mundo contemporâneo. Contudo há um longo caminho a percorrer entre a publicação de um documento normativo e sua concretização. O desafio se torna ainda maior quando se trata de uma política pública complexa, que envolve diversas etapas, recursos e atores em um território de diversidade e desigualdade. O ensino efetivo da Probabilidade e da Estatística nas escolas se depara com alguns obstáculos, tais como: a formação deficiente dos educadores nessas áreas específicas; a falta de disponibilidade de materiais didáticos de qualidade sobre o assunto; e o dispêndio de tempo dos professores para elaboração de atividades. Em muitos casos, pesquisas acadêmicas que tentam apontar caminhos para o ensino desses assuntos de forma prática ficam restritas aos meios acadêmicos em forma de teses, dissertações ou artigos e dificilmente se tornam acessíveis aos professores do ensino básico para utilização no ambiente escolar. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo geral a criação de 46 atividades práticas para apoio a docentes da Educação Básica no processo de ensino da Probabilidade e Estatística. Essas atividades foram construídas com foco no fazer e na ação do estudante e estão alinhadas às habilidades exigidas pela BNCC. Como resultado, produziu-se o Portal EstMat (https://estmat-ufv.github.io) para divulgação das atividades propostas. O Portal também apresentou sites e ferramentas que podem auxiliar o docente na sua formação e na execução do seu trabalho. Acredita-se que esse projeto tem o potencial de tornar-se um facilitador para professores da Educação Básica no ensino da Probabilidade e da Estatística e pode, no futuro, expandir-se para outras áreas da Matemática.
Palavras-chave Estatística, Probabilidade, Ensino.
Forma de apresentação..... Vídeo
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