Resumo |
Este trabalho analisa a prática do letramento digital, conforme estudos contemporâneos de Carla Coscarelli (2011), Roxane Rojo (2012) e Ana Elisa Ribeiro (2021), para a escrita de textos dissertativos-argumentativos, com foco voltado à produção da redação do Enem. A ideia do estudo surgiu tendo em vista o atual cenário que grande parte do Brasil vivencia, com aulas presenciais limitadas ou, até mesmo, paralisadas. Nesse contexto, é sabido que a tecnologia e os meios digitais vêm influenciando veementemente a contemporaneidade, dessa maneira é necessário estudar de que forma eles atuam na escrita e na aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Para isso, foi traçado um estudo com os alunos do terceiro ano da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), instituição vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal, em que 15 estudantes se voluntariaram para terem seu processo de escrita acompanhado, autorizando o procedimento conforme as normas do Conselho de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), da UFV. Para tanto, foram observadas as monitorias online feitas em horários extracurriculares, das quais alguns deles participaram visando obter um melhor desempenho na redação. Após a passagem pela monitoria, os discentes fizeram as adaptações necessárias e encaminharam a versão definitiva do texto para a correção. A partir das notas obtidas e dos comentários feitos pelos corretores nas produções finais, foi criada uma planilha em que constam os dados mais relevantes presentes nas produções dos indivíduos, tais como as notas em cada uma das competências da redação do Enem e o avanço (ou regresso) que eles lograram de uma produção a outra, sendo elas, no total, três. Na primeira delas, os voluntários não tiveram nenhuma ajuda no processo, visto que ela foi feita no início do período letivo e o professor almejava vislumbrar as maiores dificuldades da classe; já na segunda e na terceira produções, o suporte da monitoria foi dado e as aulas sobre produção textual já haviam sido iniciadas. Além disso, cada uma dessas duas redações foi antecedida por outra(s) em que constavam comentários, feitos pelo professor, por meio do sistema de correção do Word, os quais foram também instrumento de análise conforme seus possíveis impactos nas produções seguintes dos estudantes. Um formulário estruturado também foi aplicado aos voluntários da pesquisa, para que se pudesse compreender melhor seus hábitos de leitura e escrita além da sala de aula, com o fito de cotejar essas informações com suas produções e seus resultados no trabalho de escrita do texto argumentativo em plataformas digitais. Isso posto, espera-se que os resultados atingidos levem à formulação de possíveis metodologias para o desenvolvimento da escrita dos alunos, analisando suas singularidades e a (in)eficácia do letramento digital para a construção de textos dissertativos-argumentativos no padrão do Enem. |