Resumo |
A disciplina de programação é conteúdo obrigatório na maioria das matrizes curriculares dos cursos de tecnologia e, quando não tratada com a devida atenção durante o processo de ensino/aprendizado, pode acarretar em altos índices de reprovação e na evasão de estudantes. O impacto do insucesso pode ser ainda maior para o gênero feminino, dado o estigma masculino da área. Assim, estratégias com foco na promoção de uma comunidade de apoio para ensino e aprendizado de programação para meninas podem se tornar pontos de inflexão para a melhora de seus desempenhos e permanência no curso. O objetivo deste trabalho é apresentar como o uso de relações de mentoria entre mulheres em diferentes estágios de estudo e trabalho no programa MinasCoders tem se mostrado uma alternativa eficaz para impulsionar o aprendizado de programação das envolvidas. O programa busca atrair, motivar e manter as meninas matriculadas nos cursos de Informática e Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal, através da criação e manutenção de uma comunidade que seja um espaço seguro, confortável e motivador para a prática da programação. Para isso, se estabelecem, de forma contínua e periódica, relações de mentoria que visam a transmissão de conhecimento e apoio social, emocional e técnico, com o intuito de proporcionar, para aquelas que atuam como mentoras, uma oportunidade de consolidarem e ampliarem seus conhecimentos e para as mentoradas, um espaço supervisionado para treinamento e prática da programação. Considerando a diversidade de interesses, estágios de estudo e conhecimentos em programação, em 2020, a comunidade foi reorganizada em 4 subgrupos temáticos: BOTz - treinamentos para maratonas de programação; FullStackMinas - estudos sobre tecnologias do mercado e desenvolvimento de aplicações; Codelour@s: acolhimento de calour@s e apoio ao ensino da programação; e High School Minas: treinamento de meninas do ensino médio/técnico para competições de tecnologia e empreendedorismo. Embora usem estratégias distintas, todos os subgrupos têm como foco o ensino e aprendizado em programação. Devido à pandemia da COVID-19, as atividades dos subgrupos foram adaptadas ao formato remoto. Para se analisar o impacto da experiência de mentoria no aprendizado de programação em mentoras e mentoradas, as meninas da comunidade responderam a um questionário de avaliação sobre suas participações no programa. O questionário abrangeu 15 perguntas, sendo 14 delas fechadas, e 1 questão aberta, onde as meninas puderam falar sobre a influência de sua participação na comunidade em termos de aprendizado e motivação para estudar programação. Os resultados apontam para um vínculo concreto entre mentoria e aprendizado, manifestado em melhores níveis de aprovação em disciplinas e de motivação para seguirem em frente (e.g., alunas do MinasCoders ingressantes em 2020 tiveram 71% de aprovação na disciplina introdutória de programação e apenas 12% de desistência no curso). |