"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15619

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Nathallia Maria Cotta e Oliveira
Orientador LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO
Outros membros HELEN HERMANA MIRANDA HERMSDORFF, Lara Souza Fernandes, LEIDJAIRA JUVANHOL LOPES, Maria Letícia Curti Brasil, Nayara Danielly Bittencourt de Matos Alvim, Stella Corrêa Barrias Nara Rocha
Título Teleconsulta Nutricional: um relato da experiência do Programa de Atenção à Saúde Cardiovascular da UFV (PROCARDIO-UFV) durante a pandemia da COVID-19
Resumo O PROCARDIO-UFV é um programa de extensão com interface à pesquisa que tem como objetivo prestar assistência nutricional aos indivíduos com risco cardiometabólico pertencentes à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), bem como investigar os fatores associados ao risco cardiovascular entre este público. Diante das medidas de contenção do Sars-CoV-2 impostas pelas autoridades de saúde e da necessidade de continuidade da assistência nutricional durante a pandemia da COVID-19, o Conselho Federal de Nutricionistas autorizou a teleconsulta como forma de realização da consulta nutricional. Como o processo de cuidado dos indivíduos com doenças crônicas deve ser contínuo, o PROCARDIO-UFV implementou as teleconsultas no ano de 2021. O objetivo do presente relato foi descrever o processo de implementação da teleconsulta no PROCARDIO-UFV, assim como apresentar suas principais ações e resultados observados. A teleconsulta do PROCARDIO-UFV foi estruturada conforme a legislação vigente e utilizou as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para a oferta do serviço. A teleconsulta foi inicialmente divulgada na página da UFV e no Instagram (@procardioufv) e os interessados que se encaixaram dentro dos critérios de inclusão do programa agendaram a sua consulta por meio do Software Reservio. Após o agendamento, os pacientes foram convidados a preencher um questionário pré-consulta. A equipe do PROCARDIO-UFV, composta por 6 nutricionistas, sendo 2 docentes e 4 pós-graduandas, 1 enfermeira (docente) e 12 discentes do curso de nutrição, todos vinculados ao Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, realizou uma capacitação sobre teleconsultas no segundo semestre de 2020. As teleconsultas aconteceram entre março a maio de 2021, por meio da plataforma Google Meet ou WhatsApp, sendo que em cada atendimento estava presente 1 nutricionista cadastrada no e-nutricionista e 2 alunas da graduação. A equipe de atendimento utilizou a escuta ativa e a videoconferência para melhorar a comunicação e obter o contato visual com o paciente, visando assim criar um vínculo entre profissional-paciente. Durante a consulta os pacientes se sentiram engajados e a comunicação foi clara, o que facilitou a coleta dos dados autorrelatados. Após a consulta, os pacientes receberam prescrição dietética personalizada, orientações nutricionais e materiais de apoio por e-mail, bem como assistência pelo WhatsApp. Após um mês da consulta inicial, a maioria dos pacientes retornou ao atendimento apresentando melhora na qualidade da alimentação. Essa modalidade mostrou eficácia na obtenção das metas terapêuticas propostas, porém, relatos com tempos maiores de acompanhamento devem ser realizados para confirmar os nossos achados. Apoio: CAPES (código 001) e CNPq.
Palavras-chave teleconsulta nutricional, nutrição, alimentação.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,70 segundos.