"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15588

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tayla de Pinho Ramos
Orientador DIEGO COSTA MENDES
Título O corpo gordo e o mercado de trabalho
Resumo A partir da padronização da beleza e do estabelecimento do corpo sem gorduras e marcas como referencial do ideal, pessoas gordas vivenciam diariamente as consequências da estereotipação e estigmatização da gordura e de seus corpos. Por conseguinte, podem-se gerar prejuízos para tais indivíduos no contexto afetivo, social e no ambiente de trabalho. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender a percepção de pessoas gordas sobre o lugar que ocupam no contexto de trabalho. A pesquisa foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de questionários eletrônicos divulgados em páginas no Facebook, intituladas “Conversa sobre gordofobia” e “STOP Gordofobia Brasil”. A escolha das referidas páginas esta pautada no público-alvo a que se destinam, majoritariamente pessoas de corpos gordos, sendo amplamente reconhecidos como espaços de discussão coletiva e empoderamento de pessoas gordas. Os relatos foram submetidos à análise de conteúdo, que se aplica ao tratamento de discursos e contextos diversos, e que trouxe esclarecimentos sobre a articulação do tema com a frequência do que foi exposto pelos respondentes. Dessa forma, foi possível identificar por meio do presente estudo que as pessoas gordas são associadas aos estereótipos da preguiça, falta de agilidade, incapacidade, doença, falta de mobilidade, sujeira e poucas condições para lidar com os próprios problemas. Além disso, foi possível constatar que os respondentes percebem que corpos magros e esculturais são considerados padrões estéticos e a busca por alcançá-los é difícil e adoecedora. Ademais, entendeu-se que é requerido que os corpos se adequem ao padrão de beleza para que haja credibilidade no ambiente de trabalho, desta forma entende-se que o corpo gordo é associado à desqualificação e, por isto, ele é subjugado e constantemente excluído deste ambiente. Os dados também demonstraram que apesar das pessoas gordas serem estereotipadas e estigmatizadas como incapazes, preguiçosas e sem mobilidade, elas se consideram plenamente capazes de desenvolver suas funções. A partir dos resultados, pode-se notar que o ambiente de trabalho costuma ser hostil e rejeita pessoas com corpos gordos, e isto tem prejudicado estes indivíduos desde a inserção no mercado de trabalho à promoção. Percebe-se ainda que as pessoas gordas vivenciam situações que as excluem, isolam e fazem com que se sintam deslocadas no contexto de trabalho.
Palavras-chave Gordofobia, Mercado de trabalho, Corpo gordo
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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