"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15579

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Engenharia sanitária
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Bruna Caroline de Assis Resende
Orientador AZIZ GALVAO DA SILVA JUNIOR
Outros membros Gabriela Augusto Alves, Giovanna Lyssa Lacerda Costa, Mylena Lacerda Bahia
Título Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Propriedades Rurais Familiares do Programa PSA Ubá
Resumo A preservação ambiental é um desafio para a agricultura e o gerenciamento de resíduos sólidos é um dos aspectos críticos na gestão ambiental no meio rural. São denominados resíduos sólidos todos os materiais descartados pelo ser humano. Os materiais descartados são os mais diversos possíveis, variando de recicláveis, orgânicos e perigosos. Neste último caso, quando não há um acondicionamento, transporte e destinação final adequados, os resíduos podem contaminar o solo, a água e o ar afetando as plantas, animais e seres humanos. Por outro lado, grande parte dos resíduos têm potencial de serem reaproveitados, reutilizados ou reciclados. Quando todas as opções de reaproveitamento se extinguem, o material passa a ser denominado rejeito e deve ter um destino final adequado para que não tenha potencial poluidor, como em aterros sanitários. Neste contexto, um projeto desenvolvido pela equipe AgroPlus UFV tem o objetivo de avaliar como é feito o manejo dos resíduos dentro de propriedades rurais, bem como promover alternativas de destinações corretas desses resíduos aos produtores que não possuem conhecimento ou acesso a meios de destinação adequados.

Um diagnóstico foi realizado em doze (12) propriedades no município de Ubá-MG, no âmbito do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA Ubá Produtor de Água). Em todas as propriedades foi constatado algum problema para destinação correta de resíduos. Em 91,66% das propriedades há interesse do produtor em reutilizar ou reciclar seus resíduos e também 91,66% não possuem lixeiras na propriedade e 62,5% não possuem local para armazenar embalagens de agrotóxicos. Somente 25% dos produtores realizam a tríplice lavagem obrigatória das embalagens de agrotóxicos. Entre os produtores 66% incineram ou misturam as lâmpadas com o lixo comum, e 75% dos resíduos veterinários (hospitalares) também possuem essa destinação.

Os dados coletados mostram que os produtores possuem interesse de reutilizar ou reciclar esses materiais na propriedade. Porém, a grande maioria tem dificuldade ao dar a destinação correta, por falta de informação ou por uma logística ruim. É necessário e urgente abordar este tema na agricultura familiar de forma adequada. Pretende-se ampliar o projeto em parceria com a prefeitura da cidade, para conseguir recursos e auxiliar os mais de 150 produtores rurais do Programa PSA Ubá na resolução do problema de resíduos sólidos.
Palavras-chave Resíduos, Reciclagem, Agro
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,74 segundos.