"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15575

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Ana Carolina Mendes Silva
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros Maria Luiza da Cruz Santos
Título PET-Convida: a utilização das lives numa perspectiva educacional
Resumo Ao buscarmos no dicionário pela palavra educação, uma das definições apresentadas é: “processo que visa ao desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano, através da aplicação de métodos próprios, com o intuito de assegurar-lhe a integração social e formação da cidadania”. Compreendendo como processo educativo, todo aquele que tem por finalidade o pleno desenvolvimento do indivíduo, a proposta do PET-Convida, um projeto desenvolvido pelo grupo de integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação da UFV Campus Florestal, é a de promover o contato dos participantes com temáticas relacionadas à educação, cultura e vida acadêmica, permitindo a aquisição de saberes por meio da troca de experiências entre um palestrante e os ouvintes. Devido à suspensão das atividades presenciais da UFV, em virtude da pandemia de COVID-19, essa atividade ocorreu totalmente virtual, por meio de lives realizadas através da rede social Instagram. Para a realização dos PET-Convida, o grupo de integrantes do PET Educação se reunia, decidia em conjunto qual era o assunto a ser tratado em cada live e após a decisão, convidavam um palestrante especialista em um determinado tema. A exemplo da edição do mês de maio intitulada “Educação de surdos na pandemia da COVID-19”, que trouxe aos expectadores uma oportunidade de aprender sobre as questões enfrentadas pelos estudantes surdos, se conscientizando e sensibilizando a respeito dessa realidade. Como principais resultados da utilização das lives no PET-Convida, numa perspectiva educacional, teve-se que as conversas entre petiano e especialista possibilitaram a aquisição de conhecimento e o esclarecimento de dúvidas das pessoas que participaram dos eventos, permitindo a discussão e a formação de opiniões próprias sobre os assuntos tratados, de modo a informar e conscientizar mais pessoas. Além disso, a pesar de não ter se realizado em um ambiente de ensino formal, é possível considerar que o PET-Convida auxiliou na aprendizagem de temáticas de interesse dos membros da comunidade acadêmica, em especial dos estudantes dos cursos de licenciatura, permitindo a estes repensar a sua pratica docente, compreender e se posicionar melhor em questões relacionadas à educação, cultura e vida acadêmica. Ademais ao abordar também temáticas de interesse da comunidade em geral, especialmente, no inicio da pandemia, o PET-Convida permitiu a aprendizagem de conceitos corretos, a desmistificação de ideias equivocadas e a informação de qualidade aos participantes dessa atividade. Observamos por meio dos comentários no decorrer das lives e das opiniões posteriores ao evento como as temáticas abordadas impactaram nos espectadores que foram capazes de refletir acerca de assuntos sobre os quais até então não haviam formado opinião.
Palavras-chave educação, live, informação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,68 segundos.