"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15563

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Guilherme Rodrigues Melo Oliveira
Orientador DOUGLAS HENRIQUE DE MENDONCA
Outros membros Gabriel Rabelo Soares, Josiane Campos Moreira , Luana Aparecida Souza Silva
Título Desafios na produção de aulas online no contexto da residência pedagógica
Resumo Em virtude da pandemia do Coronavírus, iniciada em meados de 2019/20, medidas de isolamento social foram tomadas, como consequência as escolas tiveram suas atividades presenciais suspensas. Diante disso, as redes escolares públicas e privadas, estiveram frente a diversos desafios no processo de escolarização remoto. As salas de aulas tradicionais tiveram de ser substituídas por salas virtuais e as ferramentas auxiliares para o ensino-aprendizagem tais como quadro, giz, pincel e a tão importante interação entre os alunos foram substituídas pelos recursos digitais como o Google Meet e Google Forms além do uso das redes sociais, bem como Instagram, YouTube, WhatsApp e Spotify, demandando uma nova orientação de ensino. Embora os métodos de comunicação e disseminação de informação tenham aumentado de maneira significativa, observamos uma inércia educacional com relação a implementação e incorporação de novas práticas nos ambientes de ensino. Este trabalho tem a intenção de divulgar e discutir sobre as atividades e recursos utilizados ao longo do programa de Residência Pedagógica (RP) financiado pela CAPES, que é desenvolvido no contexto do ensino de física no Centro de Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF). Como parte obrigatória das ações desenvolvidas no RP, realizamos continuamente o acompanhamento sistemático das aulas do professor orientador, conhecendo assim o ambiente virtual de ensino, as demandas educacionais e as necessidades dos estudantes. Em seguida, preparamos aulas e monitorias cujo tema principal de ensino era o eletromagnetismo, tais aulas foram ministradas nas turmas do terceiro ano do ensino médio federal, supervisionado pelo professor orientador e pelo coordenador de área. Diversas metodologias de ensino foram utilizadas – podcast, vídeos curtos com postagens nas redes sociais, simulações, questionários, dentre outros. Logo após a realização da sequência de atividades propostas, realizamos uma pesquisa utilizando a plataforma digital do Google Forms sobre a preferência dos estudantes com relação aos métodos de ensino empregados por nós. Dessa forma, obtivemos o feedback dos discentes, dos quais analisamos, discutimos e pontuamos os resultados de cada recurso/método utilizado, avaliando aqueles que obtiveram maior adesão por parte dos alunos no quesito ensino-aprendizagem de Física e investigando a razão pelas quais alguns métodos não obtiveram o sucesso esperado. A participação no programa RP tem nos permitido refletir sobre o ambiente de trabalho no qual atuaremos, em especial, sobre as possibilidades de utilização das ferramentas digitais como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave Ensino-aprendizagem, recursos digitais, metodologias de ensino
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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