"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15552

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina veterinária
Setor Departamento de Veterinária
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Lourdes Tibério Pereira
Orientador ANDREA PACHECO BATISTA BORGES
Outros membros Ana Maria Barros Marques, FABIANA AZEVEDO VOORWALD, Gabrielly Dias Santos, Larissa Ferreira Lopes Silva, Renato Guiducci da Silva
Título O papel da arte literária na educação ambiental mediante a representatividade da fauna brasileira e internacional
Resumo A investigação das vertentes comportamentais de Capitu, da célebre obra “Dom Casmurro” (1899), de Joaquim Maria Machado de Assis, justifica a nomeação da mascote e protagonista do novo projeto literário infantil desenvolvido pela EA (Educação Ambiental) GEAS-UFV (Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Federal de Viçosa). O intelecto, o cuidado e a determinação objetiva de Capitu, despertam em Bento admiração pela personagem: “Como vês, Capitu, aos quatorze anos, tinha já ideias atrevidas, (...), mas eram só atrevidas em si, na prática faziam-se hábeis, sinuosas, surdas e alcançavam o fim proposto.”. De tal forma, a figura adotada pelo GEAS como heroína das histórias lúdicas infantis, transborda coragem, autonomia e curiosidade e, o projeto é pautado no vislumbre de espécies ao redor do globo pela óptica da capivara Capitu (Hydrochoerus hydrochaeris), viajante responsável por expor visões aproximadas da percepção infantil, seu público-alvo. Para tanto, a equipe de execução divide-se no desenvolvimento do roteiro, ilustrações e formatação do livro de histórias, publicado mediante as mídias sociais e que, futuramente será impresso e distribuído nas escolas infantis de Viçosa. O primeiro exemplar em desenvolvimento apresentará as espécies Callithrix aurita (sagui-da-serra-escuro), Ara chloropterus (arara-vermelha-grande) e Delphinapterus leucas (beluga), dentre outros seres característicos dos habitats descritos, visando o vislumbre da biodiversidade mundial pelas crianças, incitadas à preservação e a partilha dos seus aprendizados. Dentre as páginas, cada espécie será apresentada por uma viagem com destino ao habitat em questão. A Constituição Federal de 1998, no artigo 225, inciso VI, afirma o dever de proporcionar a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública com vistas a preservação do ecossistema. Esta, quando aplicada em formato lúdico, permite a melhor compreensão do conteúdo pelas crianças, aproximando relações típicas da infância aos eventos vividos na história. O propósito do projeto é incentivar a preservação das espécies pelo trabalho ativo da EA, ao passo que a união entre a Educação Ambiental e a infantil é essencial na compreensão da natureza pela nova geração. Assim, o exposto trabalho busca promover o respeito e a admiração da biodiversidade pelas crianças, tornando-as capazes de vislumbrar seu papel como parte integrante da natureza. A correlação dos temperamentos da jovem Capitu machadiana à protagonista das histórias infantis, além de incentivar características da personagem (como a inocência, energia e inteligência atribuídas à infância), aproximará o leitor da literatura brasileira, tanto o público infantil, quanto seus familiares. Desta forma, o material será profícuo para o aprendizado entre as distintas fases da vida, inserindo gerações no conhecimento de espécies selvagens e exóticas, pela representatividade na figura da capivara, distribuída em toda a América do Sul.
Palavras-chave Projeto literário infantil, Animais Selvagens, Biodiversidade mundial.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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