Resumo |
A investigação das vertentes comportamentais de Capitu, da célebre obra “Dom Casmurro” (1899), de Joaquim Maria Machado de Assis, justifica a nomeação da mascote e protagonista do novo projeto literário infantil desenvolvido pela EA (Educação Ambiental) GEAS-UFV (Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Federal de Viçosa). O intelecto, o cuidado e a determinação objetiva de Capitu, despertam em Bento admiração pela personagem: “Como vês, Capitu, aos quatorze anos, tinha já ideias atrevidas, (...), mas eram só atrevidas em si, na prática faziam-se hábeis, sinuosas, surdas e alcançavam o fim proposto.”. De tal forma, a figura adotada pelo GEAS como heroína das histórias lúdicas infantis, transborda coragem, autonomia e curiosidade e, o projeto é pautado no vislumbre de espécies ao redor do globo pela óptica da capivara Capitu (Hydrochoerus hydrochaeris), viajante responsável por expor visões aproximadas da percepção infantil, seu público-alvo. Para tanto, a equipe de execução divide-se no desenvolvimento do roteiro, ilustrações e formatação do livro de histórias, publicado mediante as mídias sociais e que, futuramente será impresso e distribuído nas escolas infantis de Viçosa. O primeiro exemplar em desenvolvimento apresentará as espécies Callithrix aurita (sagui-da-serra-escuro), Ara chloropterus (arara-vermelha-grande) e Delphinapterus leucas (beluga), dentre outros seres característicos dos habitats descritos, visando o vislumbre da biodiversidade mundial pelas crianças, incitadas à preservação e a partilha dos seus aprendizados. Dentre as páginas, cada espécie será apresentada por uma viagem com destino ao habitat em questão. A Constituição Federal de 1998, no artigo 225, inciso VI, afirma o dever de proporcionar a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública com vistas a preservação do ecossistema. Esta, quando aplicada em formato lúdico, permite a melhor compreensão do conteúdo pelas crianças, aproximando relações típicas da infância aos eventos vividos na história. O propósito do projeto é incentivar a preservação das espécies pelo trabalho ativo da EA, ao passo que a união entre a Educação Ambiental e a infantil é essencial na compreensão da natureza pela nova geração. Assim, o exposto trabalho busca promover o respeito e a admiração da biodiversidade pelas crianças, tornando-as capazes de vislumbrar seu papel como parte integrante da natureza. A correlação dos temperamentos da jovem Capitu machadiana à protagonista das histórias infantis, além de incentivar características da personagem (como a inocência, energia e inteligência atribuídas à infância), aproximará o leitor da literatura brasileira, tanto o público infantil, quanto seus familiares. Desta forma, o material será profícuo para o aprendizado entre as distintas fases da vida, inserindo gerações no conhecimento de espécies selvagens e exóticas, pela representatividade na figura da capivara, distribuída em toda a América do Sul. |