"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15547

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda de Paula Nogueira
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros Hugo Barcelos de Matos, Laís Ferreira Felicio, Laylla Veridiana Castoria Silva, Rodolfo Gonçalves de Melo
Título O ensino das dimensões do cuidar como estratégia de fortalecimento identitário da enfermagem: relato de experiência
Resumo Introdução: O cuidado em enfermagem vai muito além da realização de técnicas ou
procedimentos, configurando-se como uma forma de estar no mundo e, sobretudo, estar
com o outro. No contexto do SUS, o cuidado constitui um chamamento ‘ético de todo o
trabalhador da saúde. Entretanto, na prática profissional do enfermeiro, o cuidado
constitui-se como objeto de estudo e de práticas haja vista ser o cuidado a expressão
principal da enfermagem, de seu fazer e dos saberes que a fundamentam. Assim, um
grande desafio do processo de formação em enfermagem é ensinar formas de pensar e
fazer o cuidado que sejam capazes de contemplar sua abrangência e complexidade,
superando a perspectiva tradicional que ainda impera marcada ênfase em processos
fisiopatológicos. Justificativa: Visando proporcionar aos estudantes de enfermagem da
UFV o desenvolvimento de competências e habilidades de cuidado coerentes com a
complexidade do ser humano, foi criada a disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade 2
cujo objetivo é abordar as dimensões do cuidar em enfermagem no início do processo
de formação profissional dos estudantes, fortalecendo a identidade profissional. Público
alvo: estudantes de enfermagem do primeiro ano do curso. Objetivo: Relatar a
experiência de ensino sobre as dimensões do cuidar em enfermagem com estudantes do
2º período de enfermagem da UFV. Descrição metodológica: Trata-se de relato de
experiência de atividade de ensino em que participaram 50 estudantes do 2º período e 5
professores os quais acompanharam grupos de 10 estudantes, divididos por ciclos de
vida: Gestantes, Criança, Adolescente, Adulto e Idoso. Cada grupo ficou responsável
por realizar uma prática educativa direcionada a cada um destes ciclos de vida em
diferentes cenários. Todas as atividades práticas foram registradas em portifólio
coletivo. Na sequência, houve um momento de apresentação de todas as atividades
educativas realizadas, apresentadas em formato acadêmico a fim de incentivar a
articulação teórico-prática e a socialização dos conhecimentos tendo como base a
linguagem científica. Resultados: Os estudantes sentiram-se pertencentes à prática
profissional do enfermeiro por terem realizado a dimensão educativa do processo de
cuidar. A experiência reforça a importância da inserção precoce de estudantes em
cenários reais, protagonizando cuidado, dentro do escopo de suas habilidades,
competências e autonomia. O ensino pautado na realidade concreta confere significado
ao aprendizado. Conclusão: A experiência relatada incorpora o movimento crescente de
mudança no ensino superior a partir da inovação nos métodos de ensino, da superação
da dicotomia teórico-prática e, sobretudo, pela incorporação do cuidado como eixo
norteador da formação ainda no primeiro ano de graduação em enfermagem. Acredita-
se que experiências como esta podem promover avanços no fortalecimento da
identidade do enfermeiro.
Palavras-chave Enfermagem, Educação em Enfermagem, Currículo.
Forma de apresentação..... Vídeo
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