ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Enfermagem |
Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Amanda de Paula Nogueira |
Orientador | BEATRIZ SANTANA CAÇADOR |
Outros membros | Hugo Barcelos de Matos, Laís Ferreira Felicio, Laylla Veridiana Castoria Silva, Rodolfo Gonçalves de Melo |
Título | O ensino das dimensões do cuidar como estratégia de fortalecimento identitário da enfermagem: relato de experiência |
Resumo | Introdução: O cuidado em enfermagem vai muito além da realização de técnicas ou procedimentos, configurando-se como uma forma de estar no mundo e, sobretudo, estar com o outro. No contexto do SUS, o cuidado constitui um chamamento ‘ético de todo o trabalhador da saúde. Entretanto, na prática profissional do enfermeiro, o cuidado constitui-se como objeto de estudo e de práticas haja vista ser o cuidado a expressão principal da enfermagem, de seu fazer e dos saberes que a fundamentam. Assim, um grande desafio do processo de formação em enfermagem é ensinar formas de pensar e fazer o cuidado que sejam capazes de contemplar sua abrangência e complexidade, superando a perspectiva tradicional que ainda impera marcada ênfase em processos fisiopatológicos. Justificativa: Visando proporcionar aos estudantes de enfermagem da UFV o desenvolvimento de competências e habilidades de cuidado coerentes com a complexidade do ser humano, foi criada a disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade 2 cujo objetivo é abordar as dimensões do cuidar em enfermagem no início do processo de formação profissional dos estudantes, fortalecendo a identidade profissional. Público alvo: estudantes de enfermagem do primeiro ano do curso. Objetivo: Relatar a experiência de ensino sobre as dimensões do cuidar em enfermagem com estudantes do 2º período de enfermagem da UFV. Descrição metodológica: Trata-se de relato de experiência de atividade de ensino em que participaram 50 estudantes do 2º período e 5 professores os quais acompanharam grupos de 10 estudantes, divididos por ciclos de vida: Gestantes, Criança, Adolescente, Adulto e Idoso. Cada grupo ficou responsável por realizar uma prática educativa direcionada a cada um destes ciclos de vida em diferentes cenários. Todas as atividades práticas foram registradas em portifólio coletivo. Na sequência, houve um momento de apresentação de todas as atividades educativas realizadas, apresentadas em formato acadêmico a fim de incentivar a articulação teórico-prática e a socialização dos conhecimentos tendo como base a linguagem científica. Resultados: Os estudantes sentiram-se pertencentes à prática profissional do enfermeiro por terem realizado a dimensão educativa do processo de cuidar. A experiência reforça a importância da inserção precoce de estudantes em cenários reais, protagonizando cuidado, dentro do escopo de suas habilidades, competências e autonomia. O ensino pautado na realidade concreta confere significado ao aprendizado. Conclusão: A experiência relatada incorpora o movimento crescente de mudança no ensino superior a partir da inovação nos métodos de ensino, da superação da dicotomia teórico-prática e, sobretudo, pela incorporação do cuidado como eixo norteador da formação ainda no primeiro ano de graduação em enfermagem. Acredita- se que experiências como esta podem promover avanços no fortalecimento da identidade do enfermeiro. |
Palavras-chave | Enfermagem, Educação em Enfermagem, Currículo. |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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