"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15546

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Aline Aparecida Arruda
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título Educação e internacionalização na ufv: a instituição e o desenvolvimento de estratégias de inserção no cenário comparativo global
Resumo A internacionalização tem ganhado destaque nas instituições de educação superior com o advento dos rankings e dos benchmarkings. Os novos padrões de avaliações comparativas desenvolvidas a partir do ano de 2003 vêm estabelecendo medidas de qualidade e modernização, cujos impactos estão presentes nos planejamentos institucionais. Esta investigação se propôs estudar o processo de internacionalização na Universidade Federal de Viçosa - UFV, entre os anos, 2010 e 2019, usando como referência a sua concepção do fenômeno, suas políticas e estratégias, bem como a relação da instituição com as tendências nacionais e globais para a educação superior. A metodologia de análise foi sustentada na abordagem qualitativa, a partir da perspectiva crítico-interpretativa, traçando os cruzamentos entre o que dizem os documentos institucionais com o que apresentam as tendências internacionais, no intuito de compreender as ações institucionais em direção ao cenário global. Para tanto, foram analisados os seguintes documentos institucionais: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Relatórios Anuais da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e os Relatórios de Atividades Anuais da Instituição. A análise do PDI mostrou que a instituição reconhece a importância desse fenômeno e vem criando estratégias para o desenvolvimento da internacionalização visando a ampliação dos vínculos com a comunidade internacional. Já a análise dos relatórios disponibilizados pela DRI, no período estudado, mostrou a evolução da participação de estudantes da graduação e pós-graduação da UFV em intercâmbios, e aumento do número de alunos estrangeiros presentes na UFV na graduação e pós-graduação. A análise dos Relatórios de Atividades Anuais da Instituição demonstrou o fluxo permanente de mobilidade de docentes e de técnico-administrativos no exterior, em treinamento, e o aumento das publicações no estrangeiro por pesquisadores da UFV. Com base nisso, foi possível constatar o papel estratégico do Programa Ciências sem Fronteiras no processo de desenvolvimento da mobilidade acadêmica; que a instituição trata a internacionalização como parte de suas estratégias de desenvolvimento e de ações; que a UFV busca adequar-se aos vínculos com a comunidade internacional tendo o objetivo de desenvolver a ciência mais avançada; e que a instituição tem um histórico de internacionalização desde sua origem, o que tem facilitado o desenvolvimento de políticas e atividades de recepção do fluxo externo e de envio de docentes, discentes e técnicos administrativos ao estrangeiro.
Palavras-chave Internacionalização, Intercâmbio, Políticas Institucionais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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