Resumo |
Em um mundo cada vez mais digital, e em meio à pandemia do Covid-19, o marketing digital ganhou expressividade em muitos setores, como o comércio, a publicidade e a educação. Com isso, ferramentas de automação que auxiliam na gestão e logística do marketing digital também receberam notoriedade. Neste contexto, os leads, definidos pela Rock Content como consumidores em potencial que caracterizam oportunidades de negócio, se tornaram um importante combustível para a sobrevivência de diversas organizações. Dessa forma, elaborar estratégias para gerá-los e convertê-los é essencial para manter um negócio funcionando. À vista disso, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) investiu na implementação de uma ferramenta de automação de marketing e, a partir dela, foram criadas Landing Pages com o objetivo de converter visitantes/leads gerados para seus programas já divulgados em 2021, sendo eles: tecnoPARQ Connects, Laboratório de Ideação e tecnoPARQ Acelera. O intuito foi atrair visitantes para a Landing Page, ou em português “página de destino”, do programa em questão através de redes sociais, campanha de e-mail, busca orgânica, que é uma página na web que possui elementos voltados para a conversão de visitantes. Essas páginas foram construídas pela equipe de comunicação do tecnoPARQ através da ferramenta de automação em marketing adotada. Nelas, foram adicionadas informações relevantes para os visitantes, fazendo uso de gatilhos mentais diversos, identidade visual marcante e um call to action (do inglês, “chamado à ação”) destacando o quão importante o programa poderá ser para o visitante, depoimentos de outros participantes, programação de atividades, apelo para inscrição e identidade visual chamativa, criando uma espécie de funil até finalmente ter o botão de inscrição como única opção de saída da página. Por conseguinte, os resultados alcançados em cada programa foram: o tecnoPARQ Connects South Korea recebeu 330 visitantes e 13 leads convertidos, resultando em 4% de conversão; o Laboratório de Ideação obteve 636 visitantes e 84 leads convertidos, resultando em 13% de conversão; o Acelerathon do tecnoPARQ Connects alcançou 291 visitantes e 111 leads, resultando em 38% de conversão; e o tecnoPARQ Acelera, ainda em divulgação, com 60 visitantes e 16 leads convertidos, resultando em 27% de conversão. Vale destacar, ainda, que o Laboratório de Ideação tinha uma média de 28 inscritos nas 10 edições anteriores e que na edição de 2021 alcançou a marca de 84, reforçando a relevância do uso de ferramentas de automação em marketing para a expansão dos resultados do tecnoPARQ. Este trabalho, portanto, trouxe um case de sucesso da utilização de Landing Pages pela equipe de comunicação, ilustrando que conteúdo, planejamento e ferramentas adequadas para trabalhar com o marketing digital são excelentes estratégias para alcançar resultados acima da média. |