"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15520

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Psicologia
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Klyntton Horst da Fonseca
Orientador DANIELA ALVES DE ALVES
Título “O gênero vai à escola”? Reflexões sobre o papel da psicologia educacional
Resumo O presente ensaio visa abordar a atuação do psicólogo em contextos educacionais no que se refere às discussões sobre sexualidade e gênero. A discussão se caracteriza como um problema histórico-político emergente que atravessa todo o cotidiano escolar. Discutimos as concepções essencialistas sobre os corpos que levaram à criação estratégica das categorias sexo e gênero, descritas enquanto construções discursivas e combinadas entre ciência, biologia e religião, culminando na estruturação do campo social que mantém heteropatriarcado até os dias atuais, fenômeno responsável pela hergemonia masculina e a submissão feminina. Também abordamos os estudos feministas buscando apontar onde as teorias se tocam ou se distanciam, bem como o seu papel na compreensão do modelo de sociedade que vinha se configurando a partir do Iluminismo e dos estudos metafísicos do ocidente. Em seguida, abordamos a escola em seu caráter formativo como espaço polissêmico e privilegiado para tais discussões enquanto agência social ímpar na promoção de reflexões críticas sobre a realidade, mas que sem compromisso ético é violentamente capaz de disciplinar corpos que ali entram e saem. Por fim, discutimos o papel da Psicologia da Educação como instrumento teórico-metodológico capaz de mediar espaços e amparar educadores continuamente na construção de práticas democráticas que valorizem a trajetória político-pessoal e garanta a efetivação do direito à cidadania para que as diferenças sejam acolhidas e respeitadas. Para responder às problematizações propostas fez-se um levantamento de teorias e materiais já publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, periódicos e base de dados de universidades. A pesquisa em si não esgota as possibilidades de compreensão e (re)formulação de práticas para atuar junto aos educadores e o restante dos atores envolvidos na trama escolar, mas descortina uma problemática que merece atenção da nossa classe de profissionais que se comprometem com a saúde mental e qualidade de vida.
Palavras-chave Feminismo, Instituições escolares, Psicologia escolar.
Forma de apresentação..... Vídeo
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