"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15515

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Renata Aparecida Vaz
Orientador ANA CAROLINA GONCALVES REIS
Outros membros Isac Oliveira Godinho
Título Os ethé da EMATER-MG construídos em seu jornal corporativo: uma proposta de análise
Resumo A comunicação constitui um complexo processo de produção e de interpretação linguageira, no qual os sujeitos em interação co-constroem significâncias (CHARAUDEAU, 2008). É na troca comunicativa que aquele que toma a palavra projetará determinadas imagens de si no intuito de persuadir seu destinatário. Calcados nessa perspectiva, podemos dizer que, no âmbito corporativo, a forma como uma organização se comunica com seus públicos (clientes, funcionários, sociedade, entre outros) concorre para projeção de determinadas imagens ou, em outros termos, de determinados ethé, com vistas a se apresentar como digna de crédito para seus interlocutores. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar os ethé construídos pela EMATER-MG em seu jornal corporativo, o “Emater Acontece”. Nossa proposta para o SIA 2021 é trazer alguns apontamentos iniciais que o estudo, em andamento, já nos possibilitou. Para a investigação em curso, selecionamos a seção do jornal denominada de “Pré-serviço”. Essa seção é constituída de narrativas de membros que acabaram de entrar no corpo de funcionários da instituição. A partir da definição de tal seção, procedemos a um recorte temporal para constituição do corpus: tomamos as publicações do período de 10 de fevereiro de 2021 a 11 de março de 2021, o que totalizou cinco jornais. Partimos da hipótese de que o enunciador da seção, ao narrar sua experiência, construiria imagens de si, mas, além disso, por se referir à organização, mobilizaria determinados ethé da EMATER-MG. Como aporte teórico-metodológico da pesquisa, baseamo-nos nos postulados de Patrick Charaudeau (2008) acerca da Teoria Semiolinguística, que considera o ato de linguagem em sua dimensão interna e externa à fala configurada. Apoiamos-nos, também, nos estudos de Ruth Amossy (2018) no que concerne ao ethos, este, segundo a autora, entendido como a imagem de si construída no/pelo discurso. A partir de análises embrionárias realizadas, constatamos que, ao veicular as narrativas de funcionários em seu jornal, a EMATER-MG constrói as imagens de si na voz de seus membros. Dito de outra forma, ao elencar construções e falas que irão compor o jornal, a empresa opera com escolhas discursivas que concorrem para o estabelecimento de determinados ethé, tendo em vista seus propósitos comunicativos e corporativos. Na seção analisada, identificamos a construção do ethos de empresa preocupada com os seus membros e de instituição que oferece um bom ambiente de aprendizado para o novato. Um apontamento que merece destaque é que, ao relatar um pouco a rotina de trabalho do seu funcionário, a organização de certo modo realiza uma “prestação de contas” à sociedade, a nosso ver, em função de ser uma instituição pública. A EMATER-MG projeta, ainda, os ethé de legitimidade, credibilidade, seriedade e de responsabilidade social.
Palavras-chave Teoria Semiolinguística, Ethos, Jornal Corporativo
Forma de apresentação..... Vídeo
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