Resumo |
A comunicação constitui um complexo processo de produção e de interpretação linguageira, no qual os sujeitos em interação co-constroem significâncias (CHARAUDEAU, 2008). É na troca comunicativa que aquele que toma a palavra projetará determinadas imagens de si no intuito de persuadir seu destinatário. Calcados nessa perspectiva, podemos dizer que, no âmbito corporativo, a forma como uma organização se comunica com seus públicos (clientes, funcionários, sociedade, entre outros) concorre para projeção de determinadas imagens ou, em outros termos, de determinados ethé, com vistas a se apresentar como digna de crédito para seus interlocutores. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar os ethé construídos pela EMATER-MG em seu jornal corporativo, o “Emater Acontece”. Nossa proposta para o SIA 2021 é trazer alguns apontamentos iniciais que o estudo, em andamento, já nos possibilitou. Para a investigação em curso, selecionamos a seção do jornal denominada de “Pré-serviço”. Essa seção é constituída de narrativas de membros que acabaram de entrar no corpo de funcionários da instituição. A partir da definição de tal seção, procedemos a um recorte temporal para constituição do corpus: tomamos as publicações do período de 10 de fevereiro de 2021 a 11 de março de 2021, o que totalizou cinco jornais. Partimos da hipótese de que o enunciador da seção, ao narrar sua experiência, construiria imagens de si, mas, além disso, por se referir à organização, mobilizaria determinados ethé da EMATER-MG. Como aporte teórico-metodológico da pesquisa, baseamo-nos nos postulados de Patrick Charaudeau (2008) acerca da Teoria Semiolinguística, que considera o ato de linguagem em sua dimensão interna e externa à fala configurada. Apoiamos-nos, também, nos estudos de Ruth Amossy (2018) no que concerne ao ethos, este, segundo a autora, entendido como a imagem de si construída no/pelo discurso. A partir de análises embrionárias realizadas, constatamos que, ao veicular as narrativas de funcionários em seu jornal, a EMATER-MG constrói as imagens de si na voz de seus membros. Dito de outra forma, ao elencar construções e falas que irão compor o jornal, a empresa opera com escolhas discursivas que concorrem para o estabelecimento de determinados ethé, tendo em vista seus propósitos comunicativos e corporativos. Na seção analisada, identificamos a construção do ethos de empresa preocupada com os seus membros e de instituição que oferece um bom ambiente de aprendizado para o novato. Um apontamento que merece destaque é que, ao relatar um pouco a rotina de trabalho do seu funcionário, a organização de certo modo realiza uma “prestação de contas” à sociedade, a nosso ver, em função de ser uma instituição pública. A EMATER-MG projeta, ainda, os ethé de legitimidade, credibilidade, seriedade e de responsabilidade social. |