"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15513

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucas Coelho da Silva
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título Oficinas pedagógicas de História da Matemática: Uma proposta de enculturação
Resumo Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Viçosa
(UFV). Buscamos responder à pergunta Em que medida a utilização da história da matemática, a partir da fonte primária Liber Abacci, de Leonardo Fibonacci, por meio das Unidades Básicas de Problematização, promove a apropriação dos objetos matemáticos pelos alunos?. Este trabalho tem como fundamentação teórica a perspectiva de Enculturação Matemática (BISHOP, 1991, 1999) como processo de apropriação pelos alunos dos objetos matemáticos construídos ao longo da História Humana. Este processo é intencional, pessoal, em que cada aluno constrói seu significado do conteúdo estudado, e, também, interpessoal. As potencialidades da História da Matemática para o ensino da disciplina tem sido apontadas por diferentes pesquisadores. Segundo D’Ambrósio (2009, p.19) é “para situar a Matemática como uma manifestação cultural de todos os povos em todos os tempos, como a linguagem, os costumes, os valores, as crenças e os hábitos, e como tal diversificada nas suas origens e na sua evolução”. Os conteúdos matemáticos, por muitas vezes, são vistos de forma isolada, descontextualizada, o que dificulta uma compreensão mais abrangente e significativa da matemática. Esta pesquisa alia a História da Matemática e as Unidades Básicas de Problematização, pois “os estudos apontam que a história da matemática, combinada com outros recursos didáticos e metodológicos, pode contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática” (CHAQUIAM, 2017, p. 14). Unidade Básica de Problematização (UBP) “nada mais é do que um flash memorialístico discursivo que descreve uma prática situada em um determinado campo da atividade humana, e na verdade teria sido usado para responder à parte necessária de uma comunidade de prática em algum ponto do desenvolvimento dessa atividade na história.” (MIGUEL; MENDES, 2010, p. 386, tradução nossa). Esta abordagem didática a partir das práticas de mobilizações culturais destaca, para o aluno, a Matemática em pleno desenvolvimento e associa o conhecimento matemático com as suas aplicações construindo a ideia da matemática como criação humana. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e utilizará, como fontes de dados, questionário, observações e entrevistas semiestruturadas. O recurso pedagógico das Unidades Básicas de Problematização, termo cunhado por Miguel e Mendes (2010), é assunto recente e pouco explorado dentro da Educação Matemática e sua integração com a História da Matemática, a partir da perspectiva da Enculturação Matemática, pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar.
Palavras-chave Enculturação matemática, História da Matemática, Unidade Básica de Problematização
Forma de apresentação..... Vídeo
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