"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15509

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Informática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Olavo Alves Barros Silva
Orientador RICARDO DOS SANTOS FERREIRA
Título Inserção da plataforma online Google Colab no ensino: uma popularização do acesso à materiais didáticos interativos
Resumo Tendo em vista o grande potencial das vastas tecnologias atuais para com o ensino e pesquisa e na necessidade infindável de aprimoramento das ferramentas de aprendizagem, este trabalho foi pensado para inserir na comunidade acadêmica, tanto da Universidade Federal de Viçosa, quanto de outras instituições, a plataforma Google Colab, um computador virtual executado dentro de um navegador de internet, que utiliza linguagens de programação mescladas à textos e recursos de mídia para oferece ferramentas de apresentação interativa de materiais didáticos, de maneira colaborativa e com alto desempenho computacional, podendo, ainda, ser acessado de qualquer computador ou smartphone. Pensando em atender o público docente da instituição, como uma ferramenta a mais na didática interativa do ensino, este trabalho se justifica nos desafios de acessibilidade e versatilidade encontrados na seara acadêmica atual, com o objetivo, então, de apresentar e promover o uso do Google Colab dentro da UFV, com exemplos de materiais didáticos em diversas áreas do conhecimento e, ainda, auxiliar na construção de mais desses materiais, formando uma coletânea extensa e completa de instruções e exemplos para uso posterior da comunidade institucional. Para isso, como metodologia, foi pensado, em primeiro momento, na exposição do potencial da ferramenta dentro do ensino, através de exemplos englobando diversas áreas do conhecimento, mostrando as mais diversas funções que o Google Colab pode oferecer. Posteriormente, formar, junto à comunidade acadêmica, exemplos documentados, para que esses já sirvam dentro do ensino na instituição e ainda, formem um documento de instruções para a construção de novos materiais utilizando o Google Colab. Por fim, acompanhar os resultados e aprimorar o material informativo, para que assim a documentação seja sempre eficaz no suporte do uso do Google Colab. Como resultados iniciais, o Google Colab foi testado com diversos alunos: dentro da graduação, foi utilizado extensivamente nas disciplinas de INF 150 Introdução aos Sistemas Lógicos (1º Período) e INF 251 Organização de Computadores (4º Período), tendo aprovação em ambos os casos, mostrando que, mesmo calouros do curso de ciência da computação, ainda sem experiência em programação, puderam utilizar o material de forma integral. Já na pós-graduação, foi utilizado com alunos de 17 cursos diferentes, muitos também sem experiência em programação, com aprovação da metodologia. Portanto, conclui-se que o Google Colab se torna uma ferramenta muito forte no ensino, ampliando a ideia de colaboração e acessibilidade, criando materiais que podem ser reciclados e que produzem grandes resultados tanto na formação do estudante como no auxílio na pesquisa dentro do ambiente educacional.
Palavras-chave Google Colab, ensino interativo, acessibilidade no ensino
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.