Resumo |
Este resumo se refere a um relato de experiência do projeto de ensino “Em casa com minha família”, desenvolvido pela equipe de professoras da sala 5, que atende 20 crianças com idade de 5 e 6 anos do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa, iniciado em fevereiro de 2021 e concluído em junho do mesmo ano. A construção da proposta com o tema “Família” foi fruto de observações e conversas entre a equipe, ao pensar que, diante da atual conjuntura de pandemia do Covid-19, em que as crianças se encontram em casa isoladas com suas famílias, seria pertinente desenvolver um projeto que possibilitasse um maior aproveitamento desse tempo na construção do conhecimento e desenvolvimento das crianças. Dessa forma, o projeto teve como finalidade dar continuidade ao trabalho que é desenvolvido no LDH de forma remota, objetivando especificamente ampliar o conhecimento das crianças a respeito da família, estreitando os laços familiares de uma maneira lúdica e divertida, como também manter e cultivar os laços afetivos com as professoras e colegas da sala 5. Sabemos que na Educação Infantil, o brincar é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, sendo assim, as atividades para o projeto “Em casa com minha família” foram planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, de forma lúdica, considerando suas especificidades e possibilidades, proporcionando novas experiências e situações nas quais elas pudessem construir seu conhecimento a respeito da temática. As atividades lúdicas realizadas durante o projeto foram desenvolvidas de forma remota, por meio da plataforma do Google Classroom e encontros virtuais coletivos com as crianças pelo Google Meet. Considerou-se a importância de todas as linguagens as quais propiciam na construção de conhecimentos em várias dimensões humanas e potencializam o imaginário, os aspectos afetivo, moral, social e cognitivo. Este projeto possibilitou que as crianças e suas famílias se unissem ainda mais, possibilitando também maiores vínculos por parte das crianças com seus familiares e das crianças com as professoras e, além disso, permitiu acompanhar o desenvolvimento das crianças atendidas. Os resultados alcançados superaram todas as expectativas, uma vez que houve a participação e o envolvimento de grande parte das famílias e crianças, alcançando assim os objetivos propostos. As professoras perceberam o quão rico foi o desenvolvimento desse projeto que, mesmo sendo de maneira remota, proporcionou grandes possibilidades para a construção do conhecimento pelas crianças a respeito do tema no desenvolvimento das atividades. |