"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15501

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Alexandra Neri de Almeida, Sabrina Coelho Lopes, Yuri Leandro Cupertino Silva
Título Projeto “Em casa com minha família”
Resumo Este resumo se refere a um relato de experiência do projeto de ensino “Em casa com minha família”, desenvolvido pela equipe de professoras da sala 5, que atende 20 crianças com idade de 5 e 6 anos do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa, iniciado em fevereiro de 2021 e concluído em junho do mesmo ano. A construção da proposta com o tema “Família” foi fruto de observações e conversas entre a equipe, ao pensar que, diante da atual conjuntura de pandemia do Covid-19, em que as crianças se encontram em casa isoladas com suas famílias, seria pertinente desenvolver um projeto que possibilitasse um maior aproveitamento desse tempo na construção do conhecimento e desenvolvimento das crianças. Dessa forma, o projeto teve como finalidade dar continuidade ao trabalho que é desenvolvido no LDH de forma remota, objetivando especificamente ampliar o conhecimento das crianças a respeito da família, estreitando os laços familiares de uma maneira lúdica e divertida, como também manter e cultivar os laços afetivos com as professoras e colegas da sala 5. Sabemos que na Educação Infantil, o brincar é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, sendo assim, as atividades para o projeto “Em casa com minha família” foram planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, de forma lúdica, considerando suas especificidades e possibilidades, proporcionando novas experiências e situações nas quais elas pudessem construir seu conhecimento a respeito da temática. As atividades lúdicas realizadas durante o projeto foram desenvolvidas de forma remota, por meio da plataforma do Google Classroom e encontros virtuais coletivos com as crianças pelo Google Meet. Considerou-se a importância de todas as linguagens as quais propiciam na construção de conhecimentos em várias dimensões humanas e potencializam o imaginário, os aspectos afetivo, moral, social e cognitivo. Este projeto possibilitou que as crianças e suas famílias se unissem ainda mais, possibilitando também maiores vínculos por parte das crianças com seus familiares e das crianças com as professoras e, além disso, permitiu acompanhar o desenvolvimento das crianças atendidas. Os resultados alcançados superaram todas as expectativas, uma vez que houve a participação e o envolvimento de grande parte das famílias e crianças, alcançando assim os objetivos propostos. As professoras perceberam o quão rico foi o desenvolvimento desse projeto que, mesmo sendo de maneira remota, proporcionou grandes possibilidades para a construção do conhecimento pelas crianças a respeito do tema no desenvolvimento das atividades.
Palavras-chave projeto, educação infantil, período remoto
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.