ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Enfermagem |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Lucas Raony Campos Fialho |
Orientador |
LUANA VIEIRA TOLEDO |
Outros membros |
CAMILA SANTANA DOMINGOS, Márcia Matos Sá Ottoni Letro, Millena Mayra Ferreira, Sara Ferreira Oliveira Ramos |
Título |
Importância da educação permanente com técnicos de enfermagem da atenção primária à saúde: revisão de literatura |
Resumo |
Introdução: A educação permanente pode ser vista como a principal ferramenta para o aprimoramento técnico-teórico dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde. Visa a melhoria das ações práticas e de promoção de saúde, independentemente de sua especialidade. Assim, busca-se capacitar de forma técnica e reflexiva esses profissionais levando em consideração os aspectos particulares de cada serviço, a fim de desenvolver o processo de trabalho direcionado à integralidade da atenção, conforme orienta a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A adoção da educação permanente visa superar as condutas e paradigmas da educação tradicional e mobilizar as potencialidades das pessoas envolvidas, sobretudo os técnicos de enfermagem. Objetivos: Identificar na literatura sobre a importância da realização de educação permanente com técnicos de enfermagem da atenção primária à saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura realizada no período de 25 a 27 de julho de 2021, na “Biblioteca Virtual em Saúde”. Utilizou-se os descritores controlados “Técnicos de Enfermagem”, “Atenção Primária à Saúde” e a palavra-chave “Educação Permanente”, combinados pelo operador booleano “and”. Incluiu-se artigos, disponíveis na íntegra, publicados no idioma inglês, português ou espanhol. Foram excluídos os artigos que não abordavam a importância do tema estudado. A partir da busca foram identificados 31 artigos, sendo que 13 foram excluídos por não se relacionarem ao tema e dois por estarem duplicados. A amostra final foi composta por 16 artigos. Resultados: Observou-se que a educação permanente está diretamente ligada à melhoria da qualidade do atendimento oferecido pelos técnicos de enfermagem da Atenção Primária à Saúde. A educação permanente contribui para o desenvolvimento das potencialidades dos técnicos de enfermagem, capacitando-os para o enfrentamento de possíveis adversidades que venham ocorrer apresentar durante o processo de trabalho. Conclusões: A Educação Permanente consistiu como principal instrumento para atualização dos técnicos de enfermagem. Ressalta-se a necessidade de enfatizar a capacitação desses profissionais a partir da educação permanente a fim de subsidiar a reorientação do processo de trabalho com vistas à integralidade do cuidado prestado. |
Palavras-chave |
Técnicos de Enfermagem, Educação Permanente, Atenção Primária à Saúde. |
Forma de apresentação..... |
Painel |