"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15479

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucas Raony Campos Fialho
Orientador LUANA VIEIRA TOLEDO
Outros membros CAMILA SANTANA DOMINGOS, Márcia Matos Sá Ottoni Letro, Millena Mayra Ferreira, Sara Ferreira Oliveira Ramos
Título Importância da educação permanente com técnicos de enfermagem da atenção primária à saúde: revisão de literatura
Resumo Introdução: A educação permanente pode ser vista como a principal ferramenta para o aprimoramento técnico-teórico dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde. Visa a melhoria das ações práticas e de promoção de saúde, independentemente de sua especialidade. Assim, busca-se capacitar de forma técnica e reflexiva esses profissionais levando em consideração os aspectos particulares de cada serviço, a fim de desenvolver o processo de trabalho direcionado à integralidade da atenção, conforme orienta a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A adoção da educação permanente visa superar as condutas e paradigmas da educação tradicional e mobilizar as potencialidades das pessoas envolvidas, sobretudo os técnicos de enfermagem. Objetivos: Identificar na literatura sobre a importância da realização de educação permanente com técnicos de enfermagem da atenção primária à saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura realizada no período de 25 a 27 de julho de 2021, na “Biblioteca Virtual em Saúde”. Utilizou-se os descritores controlados “Técnicos de Enfermagem”, “Atenção Primária à Saúde” e a palavra-chave “Educação Permanente”, combinados pelo operador booleano “and”. Incluiu-se artigos, disponíveis na íntegra, publicados no idioma inglês, português ou espanhol. Foram excluídos os artigos que não abordavam a importância do tema estudado. A partir da busca foram identificados 31 artigos, sendo que 13 foram excluídos por não se relacionarem ao tema e dois por estarem duplicados. A amostra final foi composta por 16 artigos. Resultados: Observou-se que a educação permanente está diretamente ligada à melhoria da qualidade do atendimento oferecido pelos técnicos de enfermagem da Atenção Primária à Saúde. A educação permanente contribui para o desenvolvimento das potencialidades dos técnicos de enfermagem, capacitando-os para o enfrentamento de possíveis adversidades que venham ocorrer apresentar durante o processo de trabalho. Conclusões: A Educação Permanente consistiu como principal instrumento para atualização dos técnicos de enfermagem. Ressalta-se a necessidade de enfatizar a capacitação desses profissionais a partir da educação permanente a fim de subsidiar a reorientação do processo de trabalho com vistas à integralidade do cuidado prestado.
Palavras-chave Técnicos de Enfermagem, Educação Permanente, Atenção Primária à Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
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