"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15477

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Fernanda Arlinda Ferreira
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros Laisa Medina Silva, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Título O Fazer Docente E As Múltiplas Linguagens Na Infância
Resumo O presente relato é uma experiência resultante do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil: Práticas, Propostas Pedagógicas e Identidade Docente, iniciado em outubro de 2019, por meio do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Viçosa e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Teve enquanto intuito aperfeiçoar o atendimento de Educação Infantil do Município no sentido de promover a melhoria da qualidade de atendimento às crianças de até 5 anos de idade, no que se refere à formação continuada dos profissionais dessa etapa de ensino. A equipe executora da proposta de convênio é formada por professoras do curso de Educação Infantil da UFV, tendo a participação e envolvimento de estudantes da graduação, professoras dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano da UFV e professoras convidadas. Essa equipe foi responsável por estruturar e planejar as aulas curso.
Os temas abordados em cada aula eram tecidos por metodologias diversificadas, mesclando a teoria com a prática, buscando trazer reflexões a luz do fazer docente. Em cada encontro os professores/as que participaram do curso, iam percebendo a importância do seu papel no desenvolvimento integral da criança e no processo de aprendizagem.
Dentre tantas temáticas trabalhadas, uma delas foi às múltiplas linguagens na educação infantil, sendo possível perceber as infinitas possibilidades que temos à nossa volta, para pensar o trabalho com as crianças. As linguagens discutidas foram: artes plásticas e dramáticas, corporeidade e movimento, linguagem musical, ciências naturais e sociais, matemática, linguagem oral e escrita. Essas linguagens foram abordadas de forma teórica e prática, onde tivemos a oportunidade de discussões em pequenos grupos (encontros nucleares), composto por uma professora do curso, um bolsista e professores/as que estão participando do curso. Também aconteceram encontros individuais com cada professor/a, sendo conduzido pela bolsista. Nos encontros nucleares foram realizadas oficinas práticas, que permitiram aos envolvidos no curso vivenciar diversas possibilidades do trabalho com as múltiplas linguagens, já nos atendimentos individuais, era o momento onde esses conhecimentos e vivências poderiam ser colocadas em prática, por meio do planejamento semanal de atividades, para as crianças.
Durante os atendimentos individualizados, foi possível perceber como cada professor/a estruturava e elaborava o planejamento e quais eram as lacunas do trabalho. Também foi possível refletir as múltiplas formas da criança interagir com o mundo físico e social, abordando cada linguagem e a intencionalidade de cada atividade lúdica planejada para as crianças. Trouxemos discussões acerca da diversidade de conhecimentos que fazem parte do cotidiano de cada criança e que se tornam formas de pesquisa concreta para as mesmas, possibilitando assim, que as aprendizagens aconteçam de forma significativa e diversa.
Palavras-chave infância, Educação infantil, formação Docente
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,68 segundos.