"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15473

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Comissão de Recurso
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Wilson Fernando Pereira da Silva
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título Levantamento documental relativo à sequência didática “Quem sou”, “Onde estou” e “Como estou” – os cinco sentidos, feita no Projeto de Extensão BioLibras/UFV
Resumo O BioLibras é um Projeto de Extensão desenvolvido na UFV, campus Viçosa, desde 2016, voltado para a educação em Ciências de crianças e adolescentes surdos, residentes em Viçosa e região. O projeto conta com encontros semanais mediados por um professor surdo e planejados por uma equipe multidisciplinar de docentes e estudantes vinculados e não vinculados à UFV. É um espaço pensado com base na Pedagogia Surda, que respeita o direito linguístico dos surdos, sendo que todas as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto são na primeira língua dos surdos, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a Língua Portuguesa é usada na modalidade escrita, como segunda língua. Com o desenvolvimento das atividades, percebemos a necessidade dos alunos do projeto se reconhecerem como sujeitos surdos, identificarem quem são, como estão e onde estão. Por isso, elaboramos a sequência didática “Quem sou”; “Onde estou” e “Como Estou” – os cinco sentidos”, desenvolvida ao longo de 2018. Atualmente, estou desenvolvendo uma pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFV), analisando esta sequência didática. O objetivo principal é pensar o ensino do tema os cinco sentidos em Ciências, tendo como referência a Pedagogia Surda, além de entender como a experiência junto ao BioLibras pode contribuir para a formação continuada de professores em escolas inclusivas e bilíngues, com estudantes Surdos. Uma das etapas dessa pesquisa foi uma pesquisa documental, para o levantamento dos materiais produzidos durante a realização da sequência didática, sendo analisadas as 11 oficinas ministradas no primeiro semestre 2018, das 25 ocorridas ao longo do ano. Para tal, foram analisadas as imagens, os vídeos, os roteiros visuais, os arquivos do diário de campo e as relatorias disponíveis de cada oficina. A partir disso, elaborou-se uma linha de tempo imagética que demonstra o processo formativo com os estudantes surdos, além de uma tabela com a descrição de cada oficina. Estes materiais serão base para a Sistematização de Experiências, a ser realizada na segunda etapa da pesquisa, junto aos membros do BioLibras e das famílias participantes, em que serão reconstruídos fatos, percepções, interpretações e análises críticas, visando contribuir com a educação científica dos surdos e a formação dos professores de Ciências em geral.
Palavras-chave Pedagogia surda, Ensino de ciências, Pesquisa documental
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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