Resumo |
Frente à pandemia do COVID-19, as instituições de ensino tiveram que se ajustar às medidas de contenção da propagação do vírus, nomeadamente o distanciamento social. Para tanto, a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais implementou o REANP (Regime Especial de Atividades Não Presenciais). Com esse novo cenário, alguns estudantes demonstraram dificuldades em se adaptar, não aderindo às atividades propostas. Diante disso, os participantes do programa Residência Pedagógica do núcleo da Biologia que atuam na Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães, localizada no município de Pará de Minas, em conjunto com o corpo docente, buscaram alternativas para minimizar a situação e atender as necessidades dos estudantes nessa disciplina. Entre as ações realizadas na turma do 3º ano dessa mesma escola, se destacam a busca ativa, a confecção de vídeo aulas e os encontros semanais síncronos via Google Meet. Os encontros síncronos são oportunidades de ter um contato direto com os estudantes, aproximando o REANP do ensino presencial, mas os estudantes do 3º ano não comparecem a esses encontros e, por isso, foram confeccionadas vídeo aulas. Os temas das vídeo aulas acompanham o PET (Plano de Estudo Tutorada) e as atividades complementares aplicadas pela escola, explicando o conteúdo e, em seguida, resolvendo os exercícios. A adesão aos vídeos foi surpreendente, visto que era nula nos encontros síncronos, os vídeos foram publicados no Youtube e compartilhados com a turma via grupo no Whatsapp, e as visualizações dos vídeos variaram entre 3 e 12, em um turma de 13 estudantes. Entretanto, a busca ativa, que seria, basicamente, procurar de forma ativa o estudante, perguntar sobre o andamento das atividades, auxiliar na resolução de algum exercício e esclarecer as possíveis dúvidas, não foi efetiva na turma em questão, já que esses estudantes, de uma forma geral, não respondem as mensagens e ligações, fora os estudantes que não possuem acesso aos recursos digitais. Para esses estudantes, a escola disponibilizou o PET impresso, o que resolve apenas uma pequena parte do problema, já que esses ainda são privados de acessar os vídeos, participar dos encontros e, até mesmo, buscar por alguma informação na internet. No fim do segundo bimestre, 9 dos 13 estudantes (69,23% da turma) fizeram a entrega total ou parcial das atividades propostas. Visto isso, se faz necessário dar continuidade a esse trabalho, bem como, discutir e propor novas alternativas para manter aqueles que já foram alcançados pelas estratégias traçadas até então e envolver o restante da turma, pensando, principalmente, naqueles que foram afetados pela exclusão digital. |