Resumo |
Introdução: a pandemia causada pela COVID-19 representa um dos momentos mais marcantes na história da saúde pública mundial, evidenciado por uma crise multifacetada que vem provocando implicações de ordem sanitária, social e econômica. Problemas com este nível de complexidade incitam um delineamento de estratégias de enfrentamento que transcendem o setor saúde. Neste contexto, destaca-se a potente parceria entre a instituição científica de ensino superior e o município, uma vez que a ciência figura-se como uma bússola orientadora das melhores ações, a partir de pesquisas e conhecimentos prévios legitimados no campo da saúde. Objetivo: analisar a atuação da Universidade Federal de Viçosa no enfrentamento à pandemia da COVID-19 no município de Viçosa-MG, sob a perspectiva de gestores municipais, universitários e da saúde suplementar. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, oriunda de um projeto maior quali-quantitativo. Foram investigados 21 profissionais inscritos no âmbito da gestão municipal, universitária e da saúde suplementar. A coleta dos dados aconteceu de outubro a dezembro de 2020, sendo realizada por meio da triangulação de técnicas, a saber: entrevista individual, análise documental e observação não participante. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin, ancorada no referencial teórico de Paulo Freire – com ênfase para os conceitos de dialogicidade, participação política, autonomia e transformação social – e na literatura temática. Resultados: a análise dos dados permitiu a emersão de três categorias, que expressam a atuação da Universidade Federal de Viçosa no enfrentamento à pandemia no município cenário do estudo, a saber: “A atuação da universidade como indutora das ações de enfrentamento à pandemia” – em que a universidade aparece como parceira fundamental do município, com destaque para a realização de testagens RT-PCR, criação da unidade UAES COVID e telessaúde-COVID – ; “A universidade como suporte técnico-científico e de recursos humanos, materiais e financeiros no enfrentamento à pandemia” – sendo tais ações elucidadas por meio da organização dos fluxos da rede de atenção à saúde, criação de protocolos e capacitação de profissionais – e “ O papel e compromisso social da universidade” – que traduz a universidade como instituição pública de ensino que se mostrou capaz de auxiliar nas demandas da sociedade no contexto da pandemia – . Conclusão: a atuação da universidade no enfrentamento à pandemia da COVID-19 no município de Viçosa-MG, reforça o papel social da instituição pública de ensino superior e a potencialidade da ciência e da pesquisa para além dos cenários institucionais de ensino, além de consolidar um processo de busca e apropriação pelo fortalecimento de vínculos intersetoriais. |