Resumo |
Este trabalho trata das contribuições da Análise Existencial Humanista (Logoterapia) para a promoção de uma educação centrada nos valores, por meio do estudo da obra de Viktor Emil Frankl e de seus seguidores. Esta proposta é fruto de um projeto de Iniciação Científica vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET/EDU), ligado ao Departamento de Educação (DPE). Objetivo: Apresentar as contribuições teóricas de Viktor Emil Frankl para a educação. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de levantamento bibliográfico com o método de revisão narrativa, sobre as contribuições da logoterapia para a área da educação. Resultados parciais alcançados: realizou-se o estudo e análise das obras: História da Pedagogia, Volume III, de Louis Riboulet, utilizada para nortear o estudo sobre o percurso que a educação tomou na modernidade; Sede de Sentido e Um Sentido Para a Vida, ambas de Viktor Frankl, utilizadas para a compreensão de alguns fundamentos teóricos da Logoterapia, e Pedagogia do Sentido de Marina Lemos, utilizada como base para o aprendizado sobre a aplicação da Logoterapia no âmbito da educação. Observou-se também que a Logoterapia é uma teoria promissora, em estado de ascensão no Brasil. Seus fundamentos contribuem para a discussão de possíveis demandas correntes, como a questão do vazio existencial, que se supera também pelas classes de valores, que são três: Atitude, Criação e Experiência. Dessa maneira, só é possível porque o homem para a logoterapia não é reduzido à sua dimensão psicofísica, uma vez que lhe faltaria considerar sua racionalidade (nous), similarmente, o homem é sempre consciente, por isso livre, ao passo que responsável pelos seus atos, por esse motivo, integrá-la à educação tem sido uma prática favorável, como, por exemplo, o trabalho realizado por Marina Lemos no Instituto Viktor Frankl, colégio localizado no interior de São Paulo. Considerações finais: Este trabalho tem nos motivado bastante e contribuído no sentido de favorecimento da prática educacional, dessa maneira, a logoterapia tem muito para contribuir no campo da educação, no sentido para além da transmissão de conteúdo, por retomar a autotranscendência como princípio de estudo. |