"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15461

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Áthila Marcelo Mateus da Silva
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Outros membros LILIAN PERDIGAO CAIXETA REIS
Título Educação e caminhos para o sentido: abordagem na educação inspirada nas contribuições de Viktor Emil Frankl.
Resumo Este trabalho trata das contribuições da Análise Existencial Humanista (Logoterapia) para a promoção de uma educação centrada nos valores, por meio do estudo da obra de Viktor Emil Frankl e de seus seguidores. Esta proposta é fruto de um projeto de Iniciação Científica vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET/EDU), ligado ao Departamento de Educação (DPE). Objetivo: Apresentar as contribuições teóricas de Viktor Emil Frankl para a educação. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de levantamento bibliográfico com o método de revisão narrativa, sobre as contribuições da logoterapia para a área da educação. Resultados parciais alcançados: realizou-se o estudo e análise das obras: História da Pedagogia, Volume III, de Louis Riboulet, utilizada para nortear o estudo sobre o percurso que a educação tomou na modernidade; Sede de Sentido e Um Sentido Para a Vida, ambas de Viktor Frankl, utilizadas para a compreensão de alguns fundamentos teóricos da Logoterapia, e Pedagogia do Sentido de Marina Lemos, utilizada como base para o aprendizado sobre a aplicação da Logoterapia no âmbito da educação. Observou-se também que a Logoterapia é uma teoria promissora, em estado de ascensão no Brasil. Seus fundamentos contribuem para a discussão de possíveis demandas correntes, como a questão do vazio existencial, que se supera também pelas classes de valores, que são três: Atitude, Criação e Experiência. Dessa maneira, só é possível porque o homem para a logoterapia não é reduzido à sua dimensão psicofísica, uma vez que lhe faltaria considerar sua racionalidade (nous), similarmente, o homem é sempre consciente, por isso livre, ao passo que responsável pelos seus atos, por esse motivo, integrá-la à educação tem sido uma prática favorável, como, por exemplo, o trabalho realizado por Marina Lemos no Instituto Viktor Frankl, colégio localizado no interior de São Paulo. Considerações finais: Este trabalho tem nos motivado bastante e contribuído no sentido de favorecimento da prática educacional, dessa maneira, a logoterapia tem muito para contribuir no campo da educação, no sentido para além da transmissão de conteúdo, por retomar a autotranscendência como princípio de estudo.
Palavras-chave Educação, Pedagogia do sentido, Logoterapia e Análise existencial.
Forma de apresentação..... Vídeo
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