ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Enfermagem |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Allana Ferreira Dias da Silva |
Orientador |
LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES |
Outros membros |
Jordana Maciel Campos, Karina da Silva Cassiano, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Laura Elisa Silva, Leandra Carneiro Braz, Nathalia Chaves Cardozo, Tatiane Roséli Alves Castro, Wesley Abijaude |
Título |
A elaboração de um grupo educativo virtual como forma de cuidado à saúde da gestante em tempos de covid-19: Relato de experiência |
Resumo |
INTRODUÇÃO: A realização de grupos educativos virtuais para gestantes tornou-se uma realidade em virtude da pandemia de COVID-19. O grupo educativo caracteriza-se como uma ferramenta de educação em saúde que possibilita um espaço de construção coletiva de conhecimento, compartilhamento de experiências e acesso ao bem-estar integral - constituintes de importância ímpar na redução de desigualdades sociais e assistência integral à saúde. Essas ações, quando vinculadas ao período gravídico, favorecem acesso a evidências científicas, autonomia e vínculo com os profissionais, fomentando maior clareza quanto ao ciclo gravídico puerperal. OBJETIVO: Descrever o processo organizacional de um grupo educativo para gestantes realizado de forma online durante a pandemia de Covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de um grupo educativo virtual intitulado "Uma experiência positiva para o parto", realizado por um projeto de extensão universitária de uma Universidade pública. A atividade foi desenvolvida por nove acadêmicos de enfermagem distribuídos por funções: quatro mediadores do tema; três responsáveis pela divulgação do evento e busca ativa das gestantes e dois responsáveis pela inclusão das mesmas ao grupo virtual, através de um aplicativo telefônico. O encontro foi realizado por meio de uma plataforma digital gratuita, contando com a participação de dez gestantes e tendo a duração de uma hora e meia. A atividade foi dividida em três momentos: 1) apresentação dos membros e ouvintes; 2) discussão sobre vias de nascimento; direitos sexuais e reprodutivos; direitos da mulher em trabalho de parto; plano de parto e métodos não farmacológicos para o alívio da dor; 3) dúvidas e respostas, troca de vivências. RESULTADOS: houve troca de experiências entre gestantes e acadêmicos através de um aplicativo de celular prévias à realização do grupo educativo, permitindo um estreitamento de vínculos. A maioria das participantes declarou-se primigesta. Durante o grupo educativo, as dúvidas primordiais foram relacionadas aos benefícios do parto normal para a mãe e o bebê, a elaboração do plano de parto, as indicações para a realização de cesárea, episiotomia e episiorrafia, laceração de períneo, utilização de aromaterapia e ocorrência de sangramentos durante as relações sexuais na gestação. Ao fim deste grupo, novas demandas foram apresentadas pelas participantes para a realização de outros grupos educativos no decorrer do ano de 2020 e 2021. CONCLUSÃO: o grupo educativo virtual para gestantes durante o período de distanciamento social é um instrumento de extrema importância para a manutenção do vínculo e o acesso a informações entre profissionais da saúde e gestantes. A prestação de cuidados em saúde e o acesso à informação, que estão diretamente relacionados à redução de desfechos negativos, pode oportunizar maiores possibilidades de detecção de riscos, bem como o fortalecimento de laços de comprometimento com informações de qualidade. |
Palavras-chave |
Educação em Saúde, Assistência de Enfermagem, Enfermagem obstétrica. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |