"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15447

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Allana Ferreira Dias da Silva
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Jordana Maciel Campos, Karina da Silva Cassiano, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Laura Elisa Silva, Leandra Carneiro Braz, Nathalia Chaves Cardozo, Tatiane Roséli Alves Castro, Wesley Abijaude
Título A elaboração de um grupo educativo virtual como forma de cuidado à saúde da gestante em tempos de covid-19: Relato de experiência
Resumo INTRODUÇÃO: A realização de grupos educativos virtuais para gestantes tornou-se uma realidade em virtude da pandemia de COVID-19. O grupo educativo caracteriza-se como uma ferramenta de educação em saúde que possibilita um espaço de construção coletiva de conhecimento, compartilhamento de experiências e acesso ao bem-estar integral - constituintes de importância ímpar na redução de desigualdades sociais e assistência integral à saúde. Essas ações, quando vinculadas ao período gravídico, favorecem acesso a evidências científicas, autonomia e vínculo com os profissionais, fomentando maior clareza quanto ao ciclo gravídico puerperal. OBJETIVO: Descrever o processo organizacional de um grupo educativo para gestantes realizado de forma online durante a pandemia de Covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de um grupo educativo virtual intitulado "Uma experiência positiva para o parto", realizado por um projeto de extensão universitária de uma Universidade pública. A atividade foi desenvolvida por nove acadêmicos de enfermagem distribuídos por funções: quatro mediadores do tema; três responsáveis pela divulgação do evento e busca ativa das gestantes e dois responsáveis pela inclusão das mesmas ao grupo virtual, através de um aplicativo telefônico. O encontro foi realizado por meio de uma plataforma digital gratuita, contando com a participação de dez gestantes e tendo a duração de uma hora e meia. A atividade foi dividida em três momentos: 1) apresentação dos membros e ouvintes; 2) discussão sobre vias de nascimento; direitos sexuais e reprodutivos; direitos da mulher em trabalho de parto; plano de parto e métodos não farmacológicos para o alívio da dor; 3) dúvidas e respostas, troca de vivências. RESULTADOS: houve troca de experiências entre gestantes e acadêmicos através de um aplicativo de celular prévias à realização do grupo educativo, permitindo um estreitamento de vínculos. A maioria das participantes declarou-se primigesta. Durante o grupo educativo, as dúvidas primordiais foram relacionadas aos benefícios do parto normal para a mãe e o bebê, a elaboração do plano de parto, as indicações para a realização de cesárea, episiotomia e episiorrafia, laceração de períneo, utilização de aromaterapia e ocorrência de sangramentos durante as relações sexuais na gestação. Ao fim deste grupo, novas demandas foram apresentadas pelas participantes para a realização de outros grupos educativos no decorrer do ano de 2020 e 2021. CONCLUSÃO: o grupo educativo virtual para gestantes durante o período de distanciamento social é um instrumento de extrema importância para a manutenção do vínculo e o acesso a informações entre profissionais da saúde e gestantes. A prestação de cuidados em saúde e o acesso à informação, que estão diretamente relacionados à redução de desfechos negativos, pode oportunizar maiores possibilidades de detecção de riscos, bem como o fortalecimento de laços de comprometimento com informações de qualidade.
Palavras-chave Educação em Saúde, Assistência de Enfermagem, Enfermagem obstétrica.
Forma de apresentação..... Vídeo
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