"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15430

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Larissa Lisboa Maia
Orientador POLIANA FLAVIA MAIA
Título Análise do uso de natureza da ciência na argumentação de professores de química em formação inicial
Resumo A compreensão de aspectos de natureza da Ciência (NdC) contribui para uma visão crítica e um posicionamento consciente dos cidadãos diante de impasses sociocientíficos. A vinculação de conhecimentos de NdC a situações argumentativas pode contribuir para a apropriação e significação desses, auxiliando alcançar uma conclusão legítima, crítica e informada sobre determinada controvérsia. Dessa forma, faz-se necessário um ensino de ciências que vise melhorar o entendimento dos estudantes quanto aos conhecimentos de e sobre Ciência, associado à habilidade de aplicar esses conhecimentos em contextos reais. Em vista disso, os professores de Ciências devem ser inseridos em contextos formativos que possibilitem o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades de forma aplicada, para que eles sejam capazes de conduzir tais práticas no ensino. O presente trabalho teve como objetivo analisar os aspectos de NdC utilizados por professores de Química em formação inicial, durante um júri simulado envolvendo contexto sociocientífico. A questão de pesquisa analisada foi: “Como professores em formação utilizam conhecimentos de NdC na formulação de argumentos em um debate de contexto sociocientífico?”. Os docentes em formação foram estudantes do curso de licenciatura em química da UFV. O júri simulado ocorreu após instrução explícita de argumentação e os licenciandos já haviam estudado NdC. O júri simulado buscou julgar a pertinência da construção de usinas nucleares no Brasil. Os participantes se dividiram em dois grupos, sendo um grupo a favor e outro contra. A professora da disciplina atuou como juíza e outros dois estudantes foram jurados. A atividade foi registrada em áudio e posteriormente transcrita para a análise de dados. Os participantes recorreram a diversos aspectos de NdC para a elaboração dos argumentos, tendo principal destaque a compreensão sobre a não-neutralidade da Ciência e as diversas relações econômicas envolvidas na produção e aplicação do conhecimento. Dentre os aspectos observados, destacam-se: falibilidade, ética, competitividade, investimento econômico, influência sociopolítica, influência histórica, entre outros. Os aspectos de NdC foram amplamente empregados na maioria dos argumentos, explicitando a relevância do seu uso em contexto sociocientífico. Concluiu-se sobre a importância da NdC na construção de argumentos bem fundamentados, corroborando a relação direta entre esse conhecimento e a qualidade dos argumentos. O trabalho evidencia como os professores em formação tiveram que se preparar para a argumentação, bem como para a refutação dos argumentos da oposição, permitindo que se deparassem com vários argumentos e pontos de vista, ampliando a criticidade, além de apresentar relevante contribuição para o ensino de argumentação na dimensão explícita. A abordagem contribuiu para a compreensão da importância e o potencial de atividades argumentativas no desenvolvimento do pensamento crítico e compreensão de NdC.
Palavras-chave Natureza da Ciência, Argumentação, Formação Inicial de professores.
Forma de apresentação..... Vídeo
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