Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Enfermagem, o processo de formação dos estudantes deve ser pautado nos conceitos de ensino-serviço e comunidade, os quais visam uma metodologia técnica e presencial para melhor aprendizado. No entanto, na situação da pandemia da Covid-19, tal prática tem sido dificultada, já que os encontros e metodologias ativas presenciais vão de encontro a segurança epidemiológica necessária para o bem coletivo. Logo, torna-se necessário discutir as necessidades geradas à população estudantil e seus professores. Público alvo: Estudantes e docentes dos cursos de enfermagem. Justificativa: Mesmo conscientes das necessidades e medidas de distanciamento social, destacamos prejuízos significativos na formação dos estudantes de graduação em enfermagem, sendo possível destacar, dificuldades socioeconômicas, onde a falta de acesso eficiente às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) impedem a possibilidade de se conectarem nas atividades remotas e a questões psicológicas devido às mudanças trágicas de rotina. Outros pontos que merecem destaques são as dificuldades de organização da grade curricular dos discentes, os quais encontram empecilhos para concluírem seus períodos letivos, visto que, muitas disciplinas não estão sendo ofertadas, ou, estão desmembradas devido sua carga horária prática. Objetivos: Realizar uma revisão da literatura sobre as dificuldades do ensino remoto na perspectiva do estudante. Metodologia: Análise de artigos da literatura relacionados às dificuldades vivenciadas no ensino remoto por estudantes do curso de graduação em enfermagem durante a pandemia da Covid-19.Foram utilizados como base de dados o Google Acadêmico e Scielo, os nos proporcionaram diversos artigos. Para filtrar a busca, foram utilizados os descritores estudantes de enfermagem, pandemia, ensino e ensino remoto. Desses, separamos os que apresentaram maior número de citações, além de um periódico da Universidade Federal de Viçosa (UFV), destacando opiniões dos discentes da instituição sobre o assunto em questão. Resultados: Foram analisados cinco artigos científicos, os quais citaram prejuízos na vida acadêmica devido a mudança para o ensino remoto, como a falta de disciplinas que cumprem com as diretrizes curriculares nacionais, o estresse causado pelo distanciamento, mudanças econômicas familiares, as quais podem gerar queda no desempenho do aluno, a troca de técnicas, metodologias reflexões geradas pelas disciplinas teórico-práticas como era no período anterior à crise epidemiológica vivenciada. Conclusão: é de extrema necessidade a discussão sobre a aplicabilidade do ensino emergencial remoto para a população envolvida, visando a qualidade da didática e ensino e não somente o cumprimento de cronograma institucional. Desse modo, podendo restabelecer a valorização do profissional em formação, garantindo aos alunos um ensino técnico, científico e reflexivo. |