Resumo |
Um dos desafios do ensino de Física é o reconhecimento de sua importância prática na vida dos estudantes para além do ambiente escolar. Nesse viés, foi desenvolvido um projeto na disciplina de Física do 3º ano do CAp-COLUNI/UFV visando trabalhar justamente tal pilar. Esse trabalho apresenta o relato da construção de um experimento, por parte de uma equipe de alunos da disciplina, objetivando aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos durante o ano letivo. O projeto foi realizado no último bimestre do 3º ano proporcionando melhores condições para elaborar e executar um projeto autoral, com o protagonismo dos estudantes na escolha do protótipo a ser construído, bem como dos materiais a serem utilizados e na resolução dos problemas. Durante a execução do projeto, os estudantes tiveram que lidar com situações-problemas que foram solucionadas por eles mesmos, além de serem desafiados a trabalhar em equipe, investigar, desenvolver habilidades socioemocionais e, propositalmente, habilidades cognitivas. A definição de uma das áreas da Física para desenvolver o experimento foi uma etapa que visou aplicar o conhecimento teórico na realidade e, então, compreender a real importância dos princípios físicos no dia a dia. O protótipo criado foi uma maquete do trem magnético, simulando uma tecnologia de alta velocidade que revolucionou os meios de transporte através do eletromagnetismo, isto é, os trens Maglevs. Durante o desenvolvimento do projeto, o professor da disciplina foi um mediador e orientador. Coube ao grupo de estudantes pesquisar e buscar referências bibliográficas diferentes das utilizadas em sala de aula. Essa etapa visou o desenvolvimento do pensamento crítico acerca do conteúdo estudado mediante a sua manipulação para a construção do experimento. Após a construção da maquete, foi realizada a etapa de apresentação e explicação do experimento para os demais estudantes da turma. Como resultado, concluiu-se que essa experiência de aprendizagem proporcionou o aprendizado efetivo uma vez que deu protagonismo aos estudantes e os mesmos tiveram que tomar decisões desde o início do projeto, exercendo a autonomia individual e coletiva em cada etapa do projeto. Para os alunos, a compreensão dos conteúdos da física foi facilitada, uma vez que a realização do projeto foi focada no aluno, ou seja, na aprendizagem ativa, deixando os alunos responsáveis por encontrar soluções, entender o conteúdo e apresentá-lo. Dessa forma, por ser uma das experiências de aprendizagem mais ricas dentro da área de exatas proporcionada pela disciplina de física do ensino médio, tem-se o desejo desses alunos em difundir o que aprenderam, para que possa ser replicado em outras escolas. |