Resumo |
É possível dizer que poucos movimentos literários tiveram a consciência de sua importância histórica como o Romantismo e, em especial, o brasileiro que, na esteira da independência política, tomou a si a missão de constituir os símbolos da nacionalidade, um passado heroico e, mais importante, uma literatura que exprimisse a ainda incipiente brasilidade. Nesse sentido, o objetivo principal dessa comunicação é analisar imagens, encontradas em prosa ou poesia, publicadas em periódicos piauienses destacadamente literários, que circularam no século XIX, a fim de compreender como foi a recepção do discurso romântico na região, sua possível alteração em face dos acontecimentos históricos mais amplos e/ou das implicações locais. Interpretar, também, a presença e ausência tanto de autores locais como nacionais do periodismo piauiense, à luz da hipótese de interesses próprios que poderiam circular na intelectualidade da região. Trata-se de pensar se as imagens literárias divulgadas no Piauí seguiam as que eram publicadas nos jornais da Corte e/ou dos grandes centros oitocentistas, como Recife e Salvador, ou se se relacionavam, de alguma forma, à própria província na qual foram divulgadas, apropriando-se, assim, do discurso particularista do Romantismo. Trabalhando com um corpus que se estende dos inícios da década de 1850 até fins dos anos 1880, a metodologia aqui adotada partiu da pesquisa de fontes primárias, alocadas em dois acervos específicos de acesso remoto: a Hemeroteca Digital, da Biblioteca Nacional e o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, da UFPI. Ao longo desse levantamento, observou-se que o foco maior da imprensa piauiense é a política, quase todos os periódicos trazem na maioria de suas páginas defesa ou propaganda de partidos políticos. Assim, os periódicos que tinham função inteiramente literária, não se perpetuavam, ou seja, não tinham tantas edições. O que faz com que levantemos duas hipóteses: ou os leitores da época, que não eram muitos, não tinham tanto interesse no campo literário, ou queriam ver conteúdos literários que valorizassem e descrevessem sua própria terra, apontando assim para uma tendência, que se desenvolveu dentro do Romantismo Brasileiro, o Regionalismo. Jornais da década de 1880 se depararam com acontecimentos incontornáveis como a Guerra do Paraguai e a Campanha Abolicionista, que culminou na Abolição dos escravizados e na Proclamação da República. Esses marcos impactaram não apenas no imaginário coletivo, mas também no literário que é, em larga medida, responsável pela formação daquele. Podemos observar também que os periódicos piauienses tinham uma presença muito forte do sentimentalismo ultrarromântico. Portanto, é notório que a imprensa piauiense oitocentista não estava tão desvinculada da polis da época, pois citava e divulgava autores brasileiros que se destacaram no Romantismo. E também autores estrangeiros, principalmente os franceses. Assim, as três fases românticas aconteciam de forma simultânea. |