ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Educação física |
Setor |
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Marcos Paulo Aleixo da Cruz |
Orientador |
Guilherme Expedito Maciel |
Outros membros |
Nicoly Gabriely Ferreira Goncalves, Tairo Elton de Oliveira Cunha, Vanessa Luiza Oliveira Silva |
Título |
A residência pedagógica e sua atuação nas escolas campo no ano 2020/21 |
Resumo |
Este trabalho trata se do relato de experiência vivenciados no Programa Residência Pedagógica (PRP) pelo grupo de residentes na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, discentes do curso de licenciatura em Educação Física. O PRP tem o intuito de aperfeiçoar a formação dos graduandos por meio das mais variadas experiências com a docência, integrando alunos em graduação com a realidade do professor nas escolas de formação básica, relacionando assim, a teoria com pratica profissional docente, além de aproximar as escolas da Universidade. Após o ingresso no programa, os bolsistas e voluntários foram divididos em grupos e direcionados a escola campo, onde em cada escola um Preceptor da área, responsável por fazer a intermediação Escola/Universidade, faz a integração dos bolsistas com o ambiente escolar. Devido essa nova doença popularmente chamada de coronavírus (COVID-19) as escolas readequaram seu sistema de ensino, utilizando de recursos tecnológicos para as atividades escolares com regime não presencial. Primeiramente fomos designados para a Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro, situada na cidade Florestal. As atividades desenvolvidas foram Plano de Ensino Tutorado (PET) e videoaulas, além de encontros com no Google Meet, e o WhatsApp. No segundo momento fomos designados para a Escola Estadual Maria Rita Duarte, situada na cidade de Juatuba. As atividades desenvolvidas foram regência de aula de forma síncrona, gravação de vídeos de animação, criação de atividades complementares ao PET. Além de participar de reuniões com a direção escolar e conselhos de classe e também interação com os alunos via WhatsApp. Assim os resultados obtidos até o momento foram o aperfeiçoamento dos residentes no relacionamento com os alunos/escola e mercado de trabalho para uma atuação profissional mais segura e dinâmica. Desta forma, pode se concluir que os residentes estão conseguindo alcançar os objetivos, por meio de várias experiências nas escolas de formação básica junto aos preceptores e coordenadora e também estreitar o laço na formação teoria e pratica. |
Palavras-chave |
Residência, Formação, Educação Física. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |