"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15404

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Andressa Rocha Honorio de Oliveira
Orientador André Luiz Jacob da Silva
Outros membros Mayara Stefani Ventura Silva
Título Uma experiência de ensino de Química no âmbito do PIBID UFV/Viçosa: Bingo virtual, a tabela periódica por um olhar lúdico
Resumo O presente trabalho, tem como objetivo apresentar a tabela periódica de um modo mais lúdico. O intuito é familiarizar os alunos com os símbolos dos elementos químicos, as famílias a que pertencem e os períodos em que se encontram, desse modo, estarão habituados a utilizá-la como uma ferramenta de consulta, e vale ressaltar, o quão importante este material é necessário para o ensino de Química. Nesse sentido, pensamos em fazer o Bingo Virtual Químico, onde iremos explorar toda a tabela de uma forma bastante interativa, e que contará com a participação dos alunos. Vale destacar que, esse jogo, contribuirá de uma forma bastante significativa no processo de ensino-aprendizagem, pois, será o primeiro contato desses alunos com a tabela periódica, uma vez que se refere a uma turma do Ensino Fundamental. Tendo em vista como é difícil interpretar a tabela periódica, preparamos uma aula bem descontraída, usando o bingo como um recurso pedagógico, a fim de facilitar a compreensão de como localizar um determinado elemento químico, por meio das coordenadas (família e período), viabilizando uma relação mais afetiva entre objeto de estudo e os alunos. O trabalho foi dividido em três etapas, num primeiro momento, elaboramos uma aula base utilizando slide como recurso didático, em outra vertente, propomos uma lista de exercícios para melhorarmos a fixação dos conteúdos apresentados. O objetivo era uma lista de revisão, mas, isso nos auxiliou para observarmos quais eram as dificuldades dos alunos, e nisso, identificamos que tinham muita dificuldade em interpretar as informações estudadas e associá-las com a tabela periódica, mesmo compreendendo o conteúdo. Desse modo, preparamos uma aula utilizando outra metodologia, usamos o lúdico, para fazermos o Bingo Virtual da Tabela Periódica, o intuito era abordar os conceitos e reforçar tudo o que já havíamos estudado com eles. Para esta aula, foram elaborados 86 comandos com coordenadas diferentes que foram sorteadas através de um aplicativo, 32 cartelas de bingo foram feitas com 24 elementos químicos aleatórios. As cartelas foram disponibilizadas via grupo do WhatsApp, onde todas as instruções foram dadas, e os alunos ficaram responsáveis por escolherem sua cartela e estarem com ela no dia da aula. O modelo de ensino remoto tende a distanciar o professor do aluno, porém, mesmo imersos dentro deste modelo, conseguimos alcançar nosso objetivo. Dado o exposto, segundo o professor supervisor, o bingo refletiu na nota dos alunos na prova bimestral que atingiram excelentes resultados. É válido ressaltar, que, o ensino de química por meio de metodologias lúdicas potencializa para o aluno uma experiência ímpar no seu processo de ensino-aprendizagem. Ademais, por meio deste trabalho, conseguimos observar e detectar as dificuldades e facilidades da inserção de práticas virtuais lúdicas no ensino de química.
Palavras-chave tabela periódica, lúdico, bingo
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.