Resumo |
O presente trabalho, tem como objetivo apresentar a tabela periódica de um modo mais lúdico. O intuito é familiarizar os alunos com os símbolos dos elementos químicos, as famílias a que pertencem e os períodos em que se encontram, desse modo, estarão habituados a utilizá-la como uma ferramenta de consulta, e vale ressaltar, o quão importante este material é necessário para o ensino de Química. Nesse sentido, pensamos em fazer o Bingo Virtual Químico, onde iremos explorar toda a tabela de uma forma bastante interativa, e que contará com a participação dos alunos. Vale destacar que, esse jogo, contribuirá de uma forma bastante significativa no processo de ensino-aprendizagem, pois, será o primeiro contato desses alunos com a tabela periódica, uma vez que se refere a uma turma do Ensino Fundamental. Tendo em vista como é difícil interpretar a tabela periódica, preparamos uma aula bem descontraída, usando o bingo como um recurso pedagógico, a fim de facilitar a compreensão de como localizar um determinado elemento químico, por meio das coordenadas (família e período), viabilizando uma relação mais afetiva entre objeto de estudo e os alunos. O trabalho foi dividido em três etapas, num primeiro momento, elaboramos uma aula base utilizando slide como recurso didático, em outra vertente, propomos uma lista de exercícios para melhorarmos a fixação dos conteúdos apresentados. O objetivo era uma lista de revisão, mas, isso nos auxiliou para observarmos quais eram as dificuldades dos alunos, e nisso, identificamos que tinham muita dificuldade em interpretar as informações estudadas e associá-las com a tabela periódica, mesmo compreendendo o conteúdo. Desse modo, preparamos uma aula utilizando outra metodologia, usamos o lúdico, para fazermos o Bingo Virtual da Tabela Periódica, o intuito era abordar os conceitos e reforçar tudo o que já havíamos estudado com eles. Para esta aula, foram elaborados 86 comandos com coordenadas diferentes que foram sorteadas através de um aplicativo, 32 cartelas de bingo foram feitas com 24 elementos químicos aleatórios. As cartelas foram disponibilizadas via grupo do WhatsApp, onde todas as instruções foram dadas, e os alunos ficaram responsáveis por escolherem sua cartela e estarem com ela no dia da aula. O modelo de ensino remoto tende a distanciar o professor do aluno, porém, mesmo imersos dentro deste modelo, conseguimos alcançar nosso objetivo. Dado o exposto, segundo o professor supervisor, o bingo refletiu na nota dos alunos na prova bimestral que atingiram excelentes resultados. É válido ressaltar, que, o ensino de química por meio de metodologias lúdicas potencializa para o aluno uma experiência ímpar no seu processo de ensino-aprendizagem. Ademais, por meio deste trabalho, conseguimos observar e detectar as dificuldades e facilidades da inserção de práticas virtuais lúdicas no ensino de química. |