Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita que os alunos dos cursos de licenciatura tenham o primeiro contato com experiências da prática docente. Entretanto, devido ao cenário de pandemia mundial da Sars-CoV-2, implementou-se o ensino remoto de emergência e novos desafios e obstáculos tiveram de ser superados. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma visão pertinente das experiências vivenciadas durante o período remoto sob uma ótica discente. Visa-se, portanto, avaliar se as metodologias e recursos utilizados até então têm apresentado bons resultados. Para isso, foi elaborado um questionário, por meio da ferramenta Google Formulários, contendo questões relacionadas às adversidades encontradas e metodologias aplicadas. O formulário foi disponibilizado para respostas voluntárias aos dezesseis núcleos de atuação do PIBID da Universidade Federal de Viçosa. De acordo com os respondentes, entre os desafios apresentados para a atuação dos pibidianos no ambiente remoto, os dois maiores complicadores foram a ausência de contato com os alunos e a falta de participação dos mesmos. Dessa forma, os dados obtidos revelaram que 57% dos discentes do Programa não tiveram contato direto com os alunos, 43% classificam a participação dos estudantes como regular e 43% como ruim. É importante ressaltar que a dificuldade de contato com os alunos não ocorreu por falta de conhecimento dos discentes acerca dos meios de comunicação virtual, visto que mais de 56% passaram por um processo de capacitação para atuar no ensino à distância. Com base nos dados levantados foi possível verificar que a falta de engajamento por parte dos alunos, atrelado à dificuldade do contato com os mesmos, limitou o desempenho do PIBID, tendo em vista que mais de 40% classificou a participação dos estudantes como regular ou ruim. Por conseguinte, considerando-se o cenário pandêmico atual, além do contexto familiar e socioeconômico subjetivo em que cada aluno está inserido, é possível interseccionar os impasses na aplicação de metodologias de aprendizagem efetivas como as vivenciadas pelos pibidianos, tendo em vista que 47% afirmaram que não alcançaram os resultados esperados com as ações implementadas. Os resultados obtidos nessa pesquisa possibilitam auxiliar estudantes de licenciatura e a comunidade estudantil em geral quanto à necessidade de remodelagem e construção de novas práticas educacionais no ensino remoto. |