"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15396

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jade Luíza Santiago Pereira
Orientador NEWTON MORENO SANCHES
Outros membros Júlia Araújo Campos, Laura Edvânia Pereira
Título Aprendizado em tempos de pandemia: um ensaio sobre a atuação do PIBID.
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita que os alunos dos cursos de licenciatura tenham o primeiro contato com experiências da prática docente. Entretanto, devido ao cenário de pandemia mundial da Sars-CoV-2, implementou-se o ensino remoto de emergência e novos desafios e obstáculos tiveram de ser superados. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma visão pertinente das experiências vivenciadas durante o período remoto sob uma ótica discente. Visa-se, portanto, avaliar se as metodologias e recursos utilizados até então têm apresentado bons resultados. Para isso, foi elaborado um questionário, por meio da ferramenta Google Formulários, contendo questões relacionadas às adversidades encontradas e metodologias aplicadas. O formulário foi disponibilizado para respostas voluntárias aos dezesseis núcleos de atuação do PIBID da Universidade Federal de Viçosa. De acordo com os respondentes, entre os desafios apresentados para a atuação dos pibidianos no ambiente remoto, os dois maiores complicadores foram a ausência de contato com os alunos e a falta de participação dos mesmos. Dessa forma, os dados obtidos revelaram que 57% dos discentes do Programa não tiveram contato direto com os alunos, 43% classificam a participação dos estudantes como regular e 43% como ruim. É importante ressaltar que a dificuldade de contato com os alunos não ocorreu por falta de conhecimento dos discentes acerca dos meios de comunicação virtual, visto que mais de 56% passaram por um processo de capacitação para atuar no ensino à distância. Com base nos dados levantados foi possível verificar que a falta de engajamento por parte dos alunos, atrelado à dificuldade do contato com os mesmos, limitou o desempenho do PIBID, tendo em vista que mais de 40% classificou a participação dos estudantes como regular ou ruim. Por conseguinte, considerando-se o cenário pandêmico atual, além do contexto familiar e socioeconômico subjetivo em que cada aluno está inserido, é possível interseccionar os impasses na aplicação de metodologias de aprendizagem efetivas como as vivenciadas pelos pibidianos, tendo em vista que 47% afirmaram que não alcançaram os resultados esperados com as ações implementadas. Os resultados obtidos nessa pesquisa possibilitam auxiliar estudantes de licenciatura e a comunidade estudantil em geral quanto à necessidade de remodelagem e construção de novas práticas educacionais no ensino remoto.
Palavras-chave Ensino remoto, pandemia, PIBID
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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