"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15393

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Comissão de Recurso
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Karen Helen Martins Canazart
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO DO PRADO
Outros membros Bruna Cavalcante Servio, Guilherme Kelles Juste, Nathalia Chaves Cardozo, Vitória Maria Luna Faria, Wesley Abijaude
Título Experiência multiprofissional entre discentes de enfermagem e medicina no manejo da Covid19 através do atendimento do Telessaúde.
Resumo INTRODUÇÂO: O serviço de Telessaúde compreende-se ao uso das tecnologias da informação e comunicação para oferecer assistência à saúde à distância para determinada população. A implementação do Telessaúde na pandemia do COVID 19, objetiva reduzir a circulação de pessoas, a disseminação do vírus, a sobrecarga dos serviços de saúde e os gastos com equipamentos de proteção individual. Esse trabalho, além de contribuir para a assistência em saúde dos usuários, é um potencial campo de prática para estudante dos cursos da saúde no que tange o contato multiprofissional. Vale ressalvar que, predominantemente, a formação de enfermagem e medicina sobrevém de forma separada sem que haja, no decorrer do curso, contato entre as profissões no compartilhamento da assistência dentro de cada exercício profissional. OBJETIVO: Relatar a experiência do contato multiprofissional entre discentes de enfermagem e medicina da Universidade Federal de Viçosa na assistência ao manejo da COVID19 através do atendimento do telessaúde. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O telessaúde foi composto por 20 estagiários, sendo 10 estudantes de enfermagem e 10 estudantes de medicina, profissionais do NASF- Núcleo Ampliado de Saúde da Família, e 2 preceptores e profissionais de saúde, enfermeiro e medico, durante o período de março de 2020 a junho de 2021. A atribuições dos estagiários consistiam em: realizaram consulta por telefone à população com diagnostico de COVID19, sintomatologia sugestiva e/ou contato próximo ou domiciliar com caso confirmado da COVID; fazer o telemonitoramento por 10 dias do inicio dos sintomas ou 14 dias dos indivíduos assintomáticos e contatos domiciliares assintomáticos; registrar nos prontuários e nas planilhas de atendimentos a evolução dos pacientes monitorados, agendar testes e realizar encaminhamentos para atendimento presencial quando necessário. Todas essas condutas com a supervisão dos preceptores e profissionais de saúde da equipe. RESULTADOS: A experiência multiprofissional do estágio no telessaúde possibilitou o fortalecimento da troca de saberes entre os discentes e preceptores, uma vez que puderam trabalhar em conjunto para realizarem uma assistência singular e integral aos pacientes atendidos. Além disso, desenvolveram o respeito, companheirismo e parceria entre eles durante a rotina do serviço, o que contribuiu para o seu melhor funcionamento. Ademais, esse campo de atuação, além de modificar a ótica dos estudantes sobre o trabalho multiprofissional, também possibilitou apurar do raciocínio clínico, a escuta qualificada e o olhar ampliado sobre a saúde dos indivíduos. CONCLUSÕES: Mediante a experiência, acredita-se ser fundamental oportunizar aos discentes dos cursos da saúde o contato com o trabalho multiprofissional, pois possibilita o desenvolvimento de profissionais capazes de praticar o trabalho em equipe, o que garante melhor qualidade na assistência e uma relação respeitosa com a atuação dos demais membros da equipe de saúde.
Palavras-chave Equipe multiprofissional, TelessaúdeCOVID19, Formação em saúde
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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