"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15388

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Maria Rita Vasconcelos Brandão Souza
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Outros membros Felipe Xavier de Carvalho, Gláucia de Souza Silva
Título Desenvolvimento de um jogo de role playing game (RPG) para o ensino de física moderna
Resumo Cada vez mais se espera que o(a) estudante tenha um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, sendo assim, as chamadas metodologias de ensino centradas no(a) estudante (MECE) surgem como forma de proporcionar autonomia do(a) aluno(a) na sala de aula, por meio de um processo investigativo. As MECE fortalecem os pensamentos criativos e críticos, além de permitir que o(a) estudante assuma papel participativo dentro da aquisição e criação do conhecimento. A gamificação no ensino é um tipo de MECE, onde se utilizam aspectos e características de jogos de diversos tipos e, inclusive, estratégias de interpretação; chamadas de role playing game (RPG) ou “jogo de interpretação de papéis”. Espera-se que o docente tente despertar a curiosidade dos(as) alunos(as), desafiando-os(as) a “pensarem fora da caixinha” e a trabalharem em equipe. Portanto, o principal público alvo deste trabalho são estudantes e docentes, com foco no ensino médio e superior, por meio da aplicação de uma MECE, a gamificação, para que os(as) estudantes assumam papel ativo nos próprios processos de aprendizagem. O objetivo é a criação de um jogo de RPG de física moderna, que será aplicado em sala de aula por meio da gamificação. Espera-se que seja despertado o interesse dos envolvidos, estudantes e docentes e que seja um método efetivo de ensino em nível médio e superior. Para a aplicação deste projeto em sala de aula, realizou-se um intenso trabalho de pesquisa, em parceria com uma professora de física especialista na área de gamificação e com um RPGista e criador de conteúdo, para que se pudesse desenvolver um material didático a ser aplicado. Criou-se, assim, o RPG denominado “A Vingança de Newton”, composto por salas, sendo uma introdutória, uma de finalização e três de etapas intermediárias, onde os(as) estudantes, agora interpretando cientistas famosos ao longo da história, são estimulados a resolverem, em equipe, os desafios propostos. Incentiva-se, constantemente, o progresso e utilização do conhecimento em cada etapa do jogo, além de conhecimentos prévios já adquiridos com o auxílio do(a) docente em sala de aula. O RPG foi aplicado, de forma remota, no primeiro semestre de 2021 em uma turma do curso de Licenciatura em Física e na VI Semana da Física, ambas na UFV – Florestal, onde foram recebidas considerações dos participantes sobre a mecânica do jogo e de suas experiências no processo de aprendizagem. Tais considerações ainda estão sendo aplicadas para a melhoria da dinâmica do jogo e suas aplicações. Como os trabalhos ainda não foram encerrados, uma vez que o RPG ainda está sendo reformulado, o projeto prossegue em andamento, agora apoiado financeiramente pela FUNARBEN. Espera-se que seja possível a aplicação do jogo de RPG em outras turmas do ensino superior e, principalmente, do ensino médio, para que seja observado, de fato, que se trata de um método efetivo e eficiente para o ensino de física moderna.
Palavras-chave ensino de física, gamificação, RPG
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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