Resumo |
O gerenciamento de riscos consiste em identificar eventos, em potencial, capazes de influenciar no andamento de qualquer projeto. Para as equipes de baja, o objetivo principal é a concepção de um veículo off road para competições. Com o presente trabalho, o intuito foi realizar o gerenciamento dos riscos de forma eficiente para evitar atrasos ou a não realização de atividades previstas no cronograma de projeto. O trabalho foi desenvolvido baseando-se nas metodologias apresentadas nas literaturas Project Management Body of Knowledge (PMBOK) e Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO). No contexto de pandemia, os riscos de eventos influenciarem o andamento do projeto aumentam devido às consequências do isolamento social, do fechamento de laboratórios e até mesmo da não realização de competições presenciais. Na primeira etapa, os setores responsáveis pela gestão da equipe mapearam os stakeholders (partes interessadas), grupos ou organizações que podem influenciar, ou ser influenciados, pelas atividades desenvolvidas no decorrer do projeto. Em sequência, foi analisada a situação atual da equipe e o contexto na qual ela se encontra, incluindo todas as dificuldades impostas pela pandemia, causada pela COVID-19. Cita-se como exemplos, a totalidade do trabalho em home-office, a necessidade de inovação quanto à captação de recursos e maior divulgação, visando atrair novos apoiadores. Após isso, por meio de reuniões entre as equipes responsáveis pela gestão, foi realizado o levantamento dos riscos aos quais o projeto poderia estar submetido. Na próxima etapa, utilizando uma matriz de vulnerabilidade, realizou-se a classificação desses riscos quantitativamente, levando em consideração a probabilidade de ocorrência e o impacto que cada risco acarreta ao projeto. Além disso, em casos de caráter subjetivo, foram feitas avaliações qualitativas. Tendo isso em vista, foram elaboradas estratégias para cada um dos eventos, sendo divididas em: Evitar (buscando novas soluções), Mitigar (reduzindo as consequências), Transferir (terceirizando as atividades) e Aceitar (assumindo consequências inevitáveis). Ademais, são traçados planos de ação, buscando o melhor tratamento de acordo com a estratégia selecionada, alcançando uma solução viável para os itens avaliados. A última etapa consiste no monitoramento dos riscos, que se baseia na verificação da ocorrência de cada item listado. Caso o evento ocorra, são colocados em prática os planos de contingência elaborados pela equipe de forma a minimizar, ou anular, o efeito dele no projeto. Por fim, com esse gerenciamento, foi possível obter um maior controle do andamento do projeto, de forma que todos os eventos internos e externos à equipe, que poderiam influenciar de alguma maneira, foram monitorados e, caso viessem a ocorrer, planos de contingência eficientes foram elaborados para contornar a situação e resguardar o projeto, mantendo o progresso de acordo com os cronogramas elaborados. |