"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15360

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jordana Chaves de Melo
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Título As potencialidades das TDICs no ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem e mudanças espaciais
Resumo O uso das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como uma ferramenta educacional tem exercido um papel relevante na sala de aula e tem ampliado possibilidades de novos usos no processo de ensino e aprendizagem, principalmente, no período de ensino remoto emergencial causado pela pandemia do Covid-19. As discussões a respeito do tema abordado visa ampliar a maneira como as TDICs podem contribuir com uma educação de qualidade com o desenvolvimento de novos métodos educacionais em diferentes escolas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades das TDICs como ferramenta educacional para o ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem para que se possa identificar e compreender o ambiente de ensino frente às mudanças ocasionadas a partir da experimentação digital em tempos de pandemia. Para alcançar tais objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa caraterizada como exploratória de natureza quali-quantitativa. A metodologia desenvolvida foi dividida em duas etapas, além da revisão de literatura e pesquisa documental, foram utilizados questionários, via Google Forms, desenvolvidos com perguntas objetivas direcionadas aos pais e alunos de diferentes escolas participantes para identificar o nível de escolaridade dos alunos na educação básica de ensino, tipo da instituição (pública ou particular), as atividades escolares, o espaço de aprendizagem (adaptado com as mudanças causadas pela pandemia), as ferramentas e equipamentos digitais utilizados para a realização das aulas, e uma avaliação pessoal sobre a qualidade das aulas durante o ensino remoto. Para a segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores e coordenadores das escolas participantes para identificar as abordagens pedagógicas trabalhadas, o uso de plataformas e equipamentos digitais para aulas, lançamento de notas e trabalhos, as estratégias e materiais elaborados para as aulas remotas e a visão sobre o uso dessas tecnologias e plataformas digitais no processo de ensino e aprendizagem após a pandemia. Através dessas abordagens será feita uma caracterização e identificação dos potenciais do uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem para alunos de diferentes idades nas salas de aula.
Palavras-chave TDICs, Ensino Remoto, Ambientes de Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.