Resumo |
A sustentabilidade é uma pauta que vem ganhando relevância em debates da atualidade. Estudos têm mostrado que os ecossistemas da Terra não podem sustentar os padrões econômicos e de consumo atuais, tornando necessária uma readequação das formas de vida humana. Neste cenário, Mathis Wackernagle e William Rees propuseram a Pegada Ecológica (PE), uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão imposta por indivíduos ou populações à natureza. Tendo em vista a busca contínua por uma sociedade mais sustentável e a existência da PE como facilitadora desse processo, o presente projeto tem como objetivo geral utilizar esta metodologia para analisar o impacto ambiental causado pelos estudantes do CAp-COLUNI. Para tanto, o questionário da Pegada Ecológica foi aplicado aos alunos por meio do Google Forms. Isso se deu através da cópia das perguntas da PE para o formulário disponibilizado, de modo a obter controle das respostas. À medida que havia retorno, os dados coletados foram passados individualmente para o site oficial da Pegada Ecológica, de forma que a sua calculadora virtual realizasse os cálculos estabelecidos pela metodologia. Como resultado, a ferramenta forneceu várias informações, dentre as quais pode-se destacar: as Pegadas Ecológicas e de Carbono (PC) individuais e a datas de sobrecarga da Terra de cada respondente. Por fim, utilizou-se os softwares R e Excel para organização e análise dos dados e a estatística descritiva para a avaliação dos participantes. A partir da aplicação do questionário, foram obtidas 101 respostas do total de 480 estudantes. A média da Pegada Ecológica encontrada foi de 4,86gha (hectares globais), significativamente acima da média brasileira, 2,8gha. Esta unidade de medida se refere à área em hectares produtivos que cada pessoa precisa para que seu estilo de vida seja sustentado. Já a média de número de planetas ocupados foi de 2,86, valor que representa quantos planetas Terra seriam necessários para manter a população global se todas pessoas agissem conforme o indivíduo analisado. Além disso, pode-se notar uma forte correlação entre os resultados da Pegada Ecológica e de Carbono. Em média, a PC é responsável por 46% da PE dos alunos e o coeficiente de correlação de Pearson entre ambas é de 0,88, indicando uma forte relação linear. Portanto, conclui-se que os estudantes analisados possuem estilos de vida insustentáveis, o que se torna evidente com a média de números de planetas necessários para mantê-los. Isso é reforçado pela Pegada Ecológica média obtida, uma vez que o valor encontrado (4,86gha) está muito acima da área teórica disponível para cada pessoa (1,8gha). Assim, são necessárias a conscientização dos alunos a respeito desta situação e a busca por mudanças para tornar suas vidas mais sustentáveis. Tendo em vista a forte correlação da Pegada de Carbono com o impacto ambiental causado, a redução da emissão de gás carbônico seria uma possível medida para reverter esta situação. |