Resumo |
Esse resumo apresenta as ações de um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2021, no curso de Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi elaborado através da parceria entre coordenação do curso e o centro acadêmico com o objetivo de promover o acolhimentos aos calouros do referido curso, rompendo com as dificuldades do contexto atual de pandemia, em que o ensino remoto se mostrou como um fator dificultador no processo de interação dos calouros com o ambiente acadêmico e seus futuros colegas de turma. Sendo assim, buscou-se o diálogo com os estudantes que iniciaram o curso no ano de 2020, para entender quais foram as dificuldades encontradas pelos mesmos em relação ao processo de adaptação a Universidade e ao modelo de ensino remoto. A partir deste ponto, iniciou a construção de um projeto, que tem como objetivo: familiarizar os novos ingressantes com o modo de funcionamento da Universidade, do departamento do qual fazem parte, das disciplinas remotas, atividades acadêmicas e estudantis e a estrutura das aulas. Além disso, promovendo dessa forma a proximidade com seus colegas e também com os professores, técnicos e os demais estudantes do curso de Educação Infantil. Desta forma, o projeto visa ser um facilitador e um apoiador, acolhendo e ajudando nas dificuldades iniciais dos estudantes, sanando as dúvidas e demonstrado que todos os envolvidos estão a disposição durante a graduação. De início, utilizamos a plataforma Google Meet para esses encontros síncronos, e, posteriormente, pensando num maior futuro alcance dos temas debatidos, a Jornada passou a oferecer lives pelo canal do youtube “Curso de Educação Infantil-UFV”, que ficam salvas para acesso posterior dos interessados. Com o decorrer dos eventos, foi notória uma maior interação entre a Universidade Federal de Viçosa, o Curso de Licenciatura em Educação Infantil e os graduandos recém chegados ao meio acadêmico, além da interação com os egressos do Curso de Educação Infantil e até mesmo professores da Educação Infantil que tiveram interesse pelas temáticas abordadas. Essa participação de estudantes de outros anos e egressos também foi um dos pontos positivos, pois, nem todos os temas abordados haviam antes sido debatidos. A diminuição das dúvidas apresentadas pelos calouros, a familiarização com o curso, mesmo estando em Período Remoto, e o despertar para as possibilidades que o curso de Educação Infantil oferece foi uma realização do projeto que está em seu primeiro ano de desenvolvimento. Pontuamos a necessidade de mais ações como essa, devido sua importância e eficácia para a Licenciatura em Educação Infantil. O benefício do projeto foi uma via de mão dupla. Levaram um pouco do conhecimento que temos construído e deixaram conosco a esperança da manutenção de uma Universidade que entenda, ensine, dê oportunidades e acima de tudo, agregue. |