"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15327

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Yuri Said Bhering Cardoso
Orientador MARIA ISABEL DE JESUS CHRYSOSTOMO
Título A influência de grupos de poder no planejamento urbano de Viçosa (MG)
Resumo Viçosa (MG) passou por distintos processos de expansão urbana ao longo de sua história. A história da expansão da cidade está relacionada com o papel exercido pela Igreja e o Estado durante o período colonial, imperial e os primeiros anos da República, notadamente após a instalação da ferrovia The Leopoldina Railway nos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX. Quando através de uma intervenção do Estado houve a instalação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária, atual Universidade Federal de Viçosa, é que nota-e a influência até os dias atuais desta instituição na produção do espaço na região central do município. Os fatos que aproximam os momentos de expansão urbana tão distintos historicamente estão ligados ao domínio por parte de uma elite econômica do mercado imobiliário e dos benefícios que o crescimento urbano trouxe com as mudanças na estrutura da cidade.

O domínio dessa elite ainda pode ser percebido nos dias atuais, principalmente quando falamos sobre a questão do Planejamento Urbano. Este fato pode ser percebido nas discussões que envolvem a renovação do Plano Diretor de Viçosa, legislação em vigência desde o ano 2000 que já possui atraso de 11 anos em sua renovação. Os trabalhos para essa renovação se baseiam na Câmara dos Vereadores de Viçosa e de uma comissão formada por escolha do poder executivo. Aliado a esse processo, associações como a Casa do Empresário de Viçosa além de contar com o presidente da associação como um dos integrantes da comissão oficial do projeto, ainda tem a presença de uma comissão interna cujo objetivo é acompanhar as discussões na câmara legislativa e é responsável por levar os interesses dos representantes da Casa do Empresário para a discussão do plano.
Com uma legislação vigente desde o ano 2000, a mesma não acompanhou mudanças significativas que aconteceram na cidade posteriormente. Destacamos a instalação das Instituições de Ensino Superior Privadas no setor norte, além da urbanização e a expansão de novos bairros da região sul. Todas estas alterações promoveram a valorização das terras existentes nestes locais. Com isso, a renovação do Plano Diretor torna-se cada vez mais primordial para que haja um desenvolvimento urbano que defenda o interesse público, principalmente os da população mais afetada nos processos de especulação imobiliária.
Palavras-chave Planejamento Urbano, Espaço, Plano Diretor.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.