"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15315

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Rodolfo Gonçalves de Melo
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros Ana Carolina Pereira Garajau, Hugo Barcelos de Matos, Laylla Veridiana Castoria Silva
Título Formação no SUS e para o SUS: um relato de experiência com calouros de Enfermagem da UFV
Resumo Descrição do tema central do trabalho: O Sistema Único de Saúde (SUS) constitui um marco nas políticas de saúde no Brasil e na consolidação da saúde como direito. As transformações impulsionadas pelo SUS transcendem o campo da saúde ao impactar nas políticas sociais, economia e nos processos educacionais. Há, pois, a partir do SUS, um chamamento ético mobilizado pelas suas bases organizacionais e filosóficas, delineando uma transformação nos processos de trabalho e na configuração de novos nos modos de fazer saúde. Público alvo: estudantes do primeiro período de enfermagem. Justificativa: Nesse sentido, os trabalhadores e os futuros profissionais da saúde precisam desenvolver competências e habilidades coerentes com essas prerrogativas e capazes de tornar o SUS realidade na vida das pessoas mediante sua prática profissional. Objetivo: Relatar a experiência de inserção do estudante do primeiro ano de Enfermagem no Sistema Único de Saúde Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre a inserção de estudantes calouros de Enfermagem no SUS por meio da disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade I do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa no primeiro semestre letivo de 2019. A ementa da disciplina contempla a abordagem de conceitos que buscam fundamentar a compreensão do estudante sobre o SUS. Participaram da disciplina 50 estudantes do primeiro período de enfermagem e 5 professores os quais acompanharam um grupo de 10 estudantes nos cenários de prática. As práticas foram organizadas por roteiros que direcionam a natureza da atividade prática e o objetivo da mesma. Nas aulas práticas, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com enfermeiros, profissionais da equipe de saúde, usuários dos serviços, buscando conhecer o SUS, as redes de atenção à saúde e os desafios inscritos na prática profissional do enfermeiro a partir dos atores que vivenciam esta realidade no município. Resultados: A disciplina promoveu a ruptura de uma representação social do SUS que o identificava apenas como um sistema falido e sem resolutividade. Fortaleceu a escolha daqueles estudantes que se identificaram com a enfermagem a permanecer nela e contribuiu com aqueles que querem outros rumos profissionais a se decidirem a sair do curso e buscarem seus sonhos. Ademais, contribuiu para dar significado às disciplinas não específicas da enfermagem, fornecendo subsídio aos estudantes para fazer deslocamentos teóricos e produção de significado. Conclusões: Nesse sentido, é imperativo ao estudantes da área de saúde desenvolverem seu processo de formação profissional no SUS e para o SUS, tendo em vista a dupla potência presente nesta estratégia: de aprender a ser profissional vivenciando o cotidiano do SUS, com seus conflitos e êxitos, e também transformando o SUS a partir dessa inserção. É imperativa uma formação em enfermagem engajada com as políticas públicas de saúde e ética, política e pedagogicamente implicada com as lutas do SUS
Palavras-chave Sistema Único de Saúde, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
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