Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: O Sistema Único de Saúde (SUS) constitui um marco nas políticas de saúde no Brasil e na consolidação da saúde como direito. As transformações impulsionadas pelo SUS transcendem o campo da saúde ao impactar nas políticas sociais, economia e nos processos educacionais. Há, pois, a partir do SUS, um chamamento ético mobilizado pelas suas bases organizacionais e filosóficas, delineando uma transformação nos processos de trabalho e na configuração de novos nos modos de fazer saúde. Público alvo: estudantes do primeiro período de enfermagem. Justificativa: Nesse sentido, os trabalhadores e os futuros profissionais da saúde precisam desenvolver competências e habilidades coerentes com essas prerrogativas e capazes de tornar o SUS realidade na vida das pessoas mediante sua prática profissional. Objetivo: Relatar a experiência de inserção do estudante do primeiro ano de Enfermagem no Sistema Único de Saúde Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre a inserção de estudantes calouros de Enfermagem no SUS por meio da disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade I do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa no primeiro semestre letivo de 2019. A ementa da disciplina contempla a abordagem de conceitos que buscam fundamentar a compreensão do estudante sobre o SUS. Participaram da disciplina 50 estudantes do primeiro período de enfermagem e 5 professores os quais acompanharam um grupo de 10 estudantes nos cenários de prática. As práticas foram organizadas por roteiros que direcionam a natureza da atividade prática e o objetivo da mesma. Nas aulas práticas, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com enfermeiros, profissionais da equipe de saúde, usuários dos serviços, buscando conhecer o SUS, as redes de atenção à saúde e os desafios inscritos na prática profissional do enfermeiro a partir dos atores que vivenciam esta realidade no município. Resultados: A disciplina promoveu a ruptura de uma representação social do SUS que o identificava apenas como um sistema falido e sem resolutividade. Fortaleceu a escolha daqueles estudantes que se identificaram com a enfermagem a permanecer nela e contribuiu com aqueles que querem outros rumos profissionais a se decidirem a sair do curso e buscarem seus sonhos. Ademais, contribuiu para dar significado às disciplinas não específicas da enfermagem, fornecendo subsídio aos estudantes para fazer deslocamentos teóricos e produção de significado. Conclusões: Nesse sentido, é imperativo ao estudantes da área de saúde desenvolverem seu processo de formação profissional no SUS e para o SUS, tendo em vista a dupla potência presente nesta estratégia: de aprender a ser profissional vivenciando o cotidiano do SUS, com seus conflitos e êxitos, e também transformando o SUS a partir dessa inserção. É imperativa uma formação em enfermagem engajada com as políticas públicas de saúde e ética, política e pedagogicamente implicada com as lutas do SUS |