Resumo |
Introdução: Em dezembro de 2019, foi descoberto em Wuhan, na China, um novo vírus da família coronavírus, o Sars-Cov-2, causador da Covid-19. Devido à sua alta taxa de infecção e rápida disseminação, a doença se alastrou pelos continentes, dando origem a uma pandemia. Por conta do elevado número de casos, complicações e óbitos causados pela doença, já no início de 2020 várias vacinas começaram a ser desenvolvidas e testadas em diversos países. Em 2021, após a aprovação das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), iniciou-se no Brasil a campanha de vacinação contra a Covid-19. Objetivos: Relatar experiência vivenciada durante a campanha de vacinação contra COVID-10 e sua influência na formação acadêmica. Descrição das principais ações: Em Viçosa, MG, a campanha de vacinação começou no dia 21 de janeiro, através de uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Devido às demandas de trabalho, recrutou-se acadêmicos de Enfermagem dispostos a colaborar voluntariamente. As funções exercidas pelo acadêmicos de enfermagem variam de acordo com o período letivo que eles estão cursando: aqueles que já cursaram quatro períodos completos ou menos, realizam a conferência de documentos, preenchimento de cadastro e do cartão de vacina; já aqueles que cursaram cinco períodos completos ou mais, além de exercerem as funções supracitadas, também realizam a aplicação da vacina. Até o momento, mais de 40 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira dose na cidade. Resultados alcançados até o momento: A participação dos acadêmicos nas diversas funções durante a campanha de imunização contribui para o andamento do trabalho, uma vez que, devido ao ensino remoto, estes estão mais disponíveis e, ocupando esse espaço, contribuem para que outros profissionais de saúde do município destinem esse tempo para outras ações junto à comunidade. Além disso, diversas competências e habilidades são praticadas, como o trabalho em equipe, desenvolvimento da comunicação efetiva com os pacientes, organização, liderança, gestão do tempo, tomada de decisões, além da explanação de diversos sentimentos envolvidos, os quais são variados entre felicidade, gratidão, empatia e medo, dúvida, tristeza e frustrações. Quando o público a ser vacinado são idosos, por exemplo, a alegria em atender olhares e falas esperançosas toma conta dos estudantes. Entretanto, os grupos específicos de comorbidades e deficiências trouxeram inúmeros desafios no atendimento, dentre eles a apreensão de voltar pessoas aparentemente adoecidas, após longa fila de espera, que não se encaixavam nos critérios do Ministério da Saúde. Conclusões: Conclui-se, no entanto, que a participação dos alunos do curso de Enfermagem na campanha de imunização contra a Covid-19 possibilita que os mesmos cresçam pessoalmente e profissionalmente, tendo experiências que muitas vezes não vivenciam durante a formação acadêmica, que são essenciais para a preparação de Enfermeiros de qualidade. |