"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15309

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Jade Carvalho Guimarães
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Amanda Leal Castelo Branco, Mateus Silva Figueiredo, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Uma Comunidade de Aprendizagem em tempos de período especial remoto
Resumo O Grupo de Trabalho Docentes Formadores (GTDF) atua desde 2014 e teve, como objetivo inicial, conhecer os docentes formadores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (Integral e Noturno) da Universidade Federal de Viçosa – campus Viçosa, bem como sua formação, atuação e práticas pedagógicas. Como forma de estimular a reflexão coletiva, em 2017 foi criada a Comunidade de Aprendizagem (CA), que tem como base a melhoria da prática profissional e o fomento da compreensão de que os docentes são aprendizes ao longo de toda a carreira. Assim, os objetivos da CA são a melhoria do ensino por parte do docente e da aprendizagem por parte dos estudantes universitários, além da formação docente continuada. Diante do cenário de pandemia da COVID-19 e o início do Período Especial Remoto (PER) em agosto de 2020, optou-se por dar continuidade à pesquisa dentro da temática do exercício da docência adaptada ao ensino remoto. A pesquisa se ateve aos docentes formadores do Departamento de Biologia Geral (DBG) que ofertam o maior número de disciplinas aos licenciandos e foi desenvolvida de forma remota. Inicialmente, foi enviado um questionário semiestruturado para os 33 professores que atuaram no PER. O questionário foi respondido por 24 docentes e, por meio dele, foi possível identificar o perfil dos professores, as condições de trabalho remoto, e as dificuldades e estratégias para enfrentá-las. Em continuidade à pesquisa-ação, foram organizados dois encontros virtuais da Comunidade de Aprendizagem, um em cada PER (II/2020 e I/2021), para devolver e discutir os dados levantados; aprofundar os temas geradores relacionados ao ensino remoto e formação de professores; e fomentar espaços de reflexão coletiva e crítica. Participaram do primeiro encontro 16 docentes, sendo o maior número de participantes até então, quando comparado aos encontros presenciais anteriores. Os dados do primeiro encontro foram avaliados pelo GTDF, entre os meses de fevereiro e maio de 2021. A fim de sintetizar os resultados, foram elaborados três mapas conceituais referentes aos temas abordados no primeiro encontro. Os mapas foram apresentados e debatidos no segundo encontro, com a participação de 12 docentes. A dinâmica proposta promoveu grande envolvimento dos participantes, o que levou à necessidade de se agendar um terceiro encontro para finalizar as atividades previstas. Neste encontro, os docentes relataram experiências importantes e colaborativas que poderão ser replicadas no próximo PER, como por exemplo, o diagnóstico inicial da situação dos alunos, utilização do Whatsapp e aulas temáticas. Foi possível constatar, por meio dos encontros, que a Comunidade de Aprendizagem estimula o acolhimento, a escuta e a empatia por parte dos docentes. Por ser um período de pandemia desafiante para todos, a CA desempenha um papel importante na socialização e reflexão perante aos anseios e demandas dos professores, além de representar um espaço formativo frente à nova realidade brasileira.
Palavras-chave Licenciatura em Ciências Biológicas, Formação Continuada, COVID-19
Forma de apresentação..... Vídeo
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