Resumo |
O Grupo de Trabalho Docentes Formadores (GTDF) atua desde 2014 e teve, como objetivo inicial, conhecer os docentes formadores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (Integral e Noturno) da Universidade Federal de Viçosa – campus Viçosa, bem como sua formação, atuação e práticas pedagógicas. Como forma de estimular a reflexão coletiva, em 2017 foi criada a Comunidade de Aprendizagem (CA), que tem como base a melhoria da prática profissional e o fomento da compreensão de que os docentes são aprendizes ao longo de toda a carreira. Assim, os objetivos da CA são a melhoria do ensino por parte do docente e da aprendizagem por parte dos estudantes universitários, além da formação docente continuada. Diante do cenário de pandemia da COVID-19 e o início do Período Especial Remoto (PER) em agosto de 2020, optou-se por dar continuidade à pesquisa dentro da temática do exercício da docência adaptada ao ensino remoto. A pesquisa se ateve aos docentes formadores do Departamento de Biologia Geral (DBG) que ofertam o maior número de disciplinas aos licenciandos e foi desenvolvida de forma remota. Inicialmente, foi enviado um questionário semiestruturado para os 33 professores que atuaram no PER. O questionário foi respondido por 24 docentes e, por meio dele, foi possível identificar o perfil dos professores, as condições de trabalho remoto, e as dificuldades e estratégias para enfrentá-las. Em continuidade à pesquisa-ação, foram organizados dois encontros virtuais da Comunidade de Aprendizagem, um em cada PER (II/2020 e I/2021), para devolver e discutir os dados levantados; aprofundar os temas geradores relacionados ao ensino remoto e formação de professores; e fomentar espaços de reflexão coletiva e crítica. Participaram do primeiro encontro 16 docentes, sendo o maior número de participantes até então, quando comparado aos encontros presenciais anteriores. Os dados do primeiro encontro foram avaliados pelo GTDF, entre os meses de fevereiro e maio de 2021. A fim de sintetizar os resultados, foram elaborados três mapas conceituais referentes aos temas abordados no primeiro encontro. Os mapas foram apresentados e debatidos no segundo encontro, com a participação de 12 docentes. A dinâmica proposta promoveu grande envolvimento dos participantes, o que levou à necessidade de se agendar um terceiro encontro para finalizar as atividades previstas. Neste encontro, os docentes relataram experiências importantes e colaborativas que poderão ser replicadas no próximo PER, como por exemplo, o diagnóstico inicial da situação dos alunos, utilização do Whatsapp e aulas temáticas. Foi possível constatar, por meio dos encontros, que a Comunidade de Aprendizagem estimula o acolhimento, a escuta e a empatia por parte dos docentes. Por ser um período de pandemia desafiante para todos, a CA desempenha um papel importante na socialização e reflexão perante aos anseios e demandas dos professores, além de representar um espaço formativo frente à nova realidade brasileira. |