"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15307

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Bárbara Cristina Aniceto
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Título Educação para a cidadania: direitos fundamentais, emancipação e participação social
Resumo A pesquisa em tela surgiu a partir da vivência em um projeto de extensão que apresenta temáticas da área do Direito de maneira acessível a alunos da rede pública do município de Viçosa/MG. Diante disso, foi constatado que, nas escolas atendidas, os alunos não desenvolviam o senso crítico e cidadão necessário para exercer seus direitos de maneira ativa, participando das decisões políticas e dando sua contribuição social. Desta maneira, tem-se como objetivo geral o intuito de analisar o papel da educação pública enquanto formadora de cidadãos conscientes dos direitos fundamentais e engajados na participação ativa das decisões sociais Especificamente os objetivos são: analisar o aparato normativo que se refere à educação para a cidadania; analisar o Projeto Político Pedagógico de duas escolas públicas do município de Viçosa-MG; entrevistar a coordenação pedagógica destas escolas visando identificar a prática pedagógica desenvolvida com o objetivo de educar para a cidadania; entrevistar alunos das escolas envolvidas para identificar se a educação a que tiveram acesso contribuiu para a compreensão dos demais direitos fundamentais e para a participação ativa nas decisões sociais da sua comunidade; e propor à Secretaria Municipal de Educação de Viçosa um projeto de educação para a cidadania que poderá ser desenvolvido com a comunidade escolar. Como metodologia, partiu-se da construção de um referencial teórico que abarcasse os conceitos básicos trabalhados na pesquisa, tais como o conceito de cidadania e educação para cidadania, partindo para a parte prática da pesquisa que contém um caráter qualitativo com revisão bibliográfica e documental (legislação e Projetos Políticos Pedagógicos de duas escolas públicas de Viçosa/MG), além da realização de entrevistas semiestruturadas com as direções das escolas e alunos, utilizando o método analítico-dedutivo para embasar a análise de dados. Como resultados, primeiramente destaca-se que em decorrência da pandemia da COVID-19 e o consequente fechamento das escolas para aulas presenciais, a participação dos alunos não tem sido muito efetiva o que impactou diretamente no número de questionários respondidos por estes. As escolas em que a pesquisa foi realizada se preocupam com a educação para a cidadania e os seus respectivos PPP seguem a legislação no que concerne a esta temática, porém a estrutura destas escolas e os projetos nelas desenvolvidos nem sempre se adequam a formação dos estudantes para a cidadania, apesar do estabelecido em lei. Para além disso, os estudantes não sentem que seus direitos fundamentais são atendidos em sua plenitude, reclamando em sua maioria do acesso à saúde que por vezes é ineficaz. Com tudo isso, o que se conclui é que por mais que a legislação assegure ao indivíduo a formação para a cidadania e o consequente acesso aos demais direitos fundamentais, a realidade é que as escolas pesquisadas não possuem a estrutura e o investimento adequado para tal.
Palavras-chave Educação para a Cidadania, Direitos Fundamentais, Participação Social
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,60 segundos.